Governo inaugura escola indígena no litoral

Além do currículo convencional, os alunos estudam assuntos relacionados a sua cultura

ter, 25/08/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

Treze crianças da Aldeia Itapuã, no município de Iguape, litoral sul paulista, tiveram o seu primeiro dia de aula na semana passada. Agora eles são alunos da escola estadual localizada no bairro Praia do Leste. A Secretaria da Educação atendeu um pedido do cacique da aldeia, que percebeu a necessidade de educar os jovens índios.

A nova unidade vai oferecer a 1ª série do Ensino Fundamental e as aulas serão ministradas por um professor indígena. O prédio da escola foi construído pela Secretaria em parceria com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI). 

No Estado, existem 30 aldeias indígenas, de cinco grupos étnicos: guarani, tupi guarani, terena, kaingan e kerenak. São cerca de 1.500 alunos que têm aulas apenas com professores índios, conforme determinação de lei estadual. 

Nas classes indígenas, os alunos têm acesso a todas as disciplinas do currículo escolar. As matérias são abordadas a partir da cultura de cada tribo. Além dos temas do currículo convencional, os alunos também estudam assuntos relacionados a sua cultura. Em sala de aula, é transmitida a importância da preservação da história e da tradição das tribos. 

“A inauguração de mais uma escola indígena mostra que o acesso à educação está presente em todo o Estado. Temos professores indígenas capacitados para oferecer todo o apoio pedagógico necessário”, afirma o secretário Paulo Renato Souza. 

Da Secretaria da Educação