Governo implanta tele-exame do coração 24 horas por dia

Central de Laudos do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia agora funciona ininterruptamente, atendendo 38 unidades de saúde por todo o Estado

qui, 19/11/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde acaba de implantar um serviço de tele-eletrocardiograma 24 horas para agilizar o resultado de exames cardiológicos realizados em hospitais e centros de saúde estaduais. A Central de Laudos do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia agora funciona ininterruptamente, atendendo 38 unidades de saúde por todo o Estado. Outras 16 deverão integrar o sistema até o final deste ano.

Com esta tecnologia o laudo dos exames de eletrocardiografia, que antes levava até duas semanas para ficar pronto (nos casos ambulatoriais), hoje sai em aproximadamente uma hora, agilizando o diagnóstico e o encaminhamento desses pacientes para tratamento. O sistema atenderá tanto as emergências quanto pacientes atendidos em ambulatórios e nas avaliações pré-cirúrgicas.

Antes, os hospitais faziam o exame e encaminhavam o resultado em papel para um cardiologista avaliar e emitir o laudo. Agora, por meio de um equipamento que utiliza sinal de telefone celular, o exame é encaminhado imediatamente a um especialista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, que avalia e encaminha o laudo rapidamente à unidade solicitante.

A nova tecnologia foi desenvolvida pelo setor de Bioengenharia do próprio Dante. Cerca de 300 exames são enviados diariamente pelo sistema para avaliação dos especialistas e emissão de laudos.

O sistema de tele-eletrocardiografia também será expandido para todos os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), unidades de alta resolutividade que reúnem médicos especialistas e exames em um só local. Vinte desses ambulatórios já estão em funcionamento no Estado e outros 20 deverão ser entregues até o próximo ano.

“Estamos usando a tecnologia em favor da saúde pública. Esta ferramenta elimina distâncias e agiliza o diagnóstico e o tratamento dos pacientes, por meio de uma central informatizada e composta por médicos que possuem expertise na área de cardiologia”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Da Secretaria da Saúde