Governo homenageia personalidades com Ordem do Ipiranga

Lista de agraciados reúne comandantes das Forças Armadas

qui, 04/03/2010 - 21h25 | Do Portal do Governo

Uma grande homenagem aos cidadãos que tem prestado notória contribuição ao país e ao Estado de São Paulo. É com este espírito que o Governo entregou a Ordem do Ipiranga nesta quinta-feira, 4, no Palácio dos Bandeirantes. Desta vez a honraria, uma distinção estadual iniciada pelo governador Abreu Sodré em junho de 1969, foi entregue aos comandantes das Forças Armadas.

Foram agraciados no grau de Grã-Cruz o general de exército Enzo Martins Peri, comandante do Exército Brasileiro; o almirante de esquadra Júlio Soares de Moura Neto, comandante da Marinha Brasileira; e o tenente brigadeiro do ar Juniti Saito, comandante da Aeronáutica Brasileira. Titulares da esfera estadual paulista também receberam condecorações. Foram eles o general de exército Antônio Gabriel Esper, comandante do Comando Militar do Sudeste; o vice-almirante Arnaldo de Mesquita Bittencourt Filho, comandante do 8º Distrito Naval; e o major brigadeiro do ar Paulo Roberto Pertusi, comandante do 4º COMAR.

A Ordem do Ipiranga é destinada a personalidades com elevado destaque numa área e que defendam valores paulistas e nacionais. A ordem é honorífica, ou seja, não se trata de um título nobiliárquico, que se transmite de geração para geração. A cerimônia de entrega da Ordem do Ipiranga, a única honraria do Estado, contou com a presença do grão-mestre da ordem, o governador José Serra, e seu chanceler, o secretário-chefe da casa civil, Aloysio Nunes Ferreira.

Leia a integra do discurso do governador José Serra aqui.