Governo homenageia campeões paulistas dos Jogos Parapanamericanos

Formada por 83 atletas, seleção paraolímpica paulista conquistou 78 medalhas nas competições de Guadalajara

qua, 30/11/2011 - 9h00 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 13h25)

O governador Geraldo Alckmin e a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Battistella, prestaram uma homenagem aos paratletas paulistas nesta quarta-feira, 30. Todos os integrantes receberam o Diploma de Reconhecimento e os atletas medalhistas, a Medalha de Mérito Esportivo.

“O Brasil brilhou em Guadalajara, no Parapan, campeão e bicampeão agora. E 46% das medalhas são de atletas do Parapan de São Paulo. Um trabalho muito bonito de parceria que nós fizemos com a Secretaria dos Direitos da Pessoa da Deficiência e do Comitê Paraolímpico. Então ficamos muito felizes em receber aqui os nossos atletas do Parapan e de, em nome do povo de São Paulo, agradecer e homenageá-los”, afirmou o governador.

Neste ano, representado por 223 paratletas, o Brasil venceu a competição com 197 medalhas, sendo 81 de ouro, 61 de prata e 55 de bronze. Deste total, 90 medalhas (46 ouros, 29 pratas e 15 bronzes) foram conquistadas pelos 83 paratletas paulistas.

A quarta edição dos Jogos Parapanamericanos aconteceu na cidade de Guadalajara, no México, entre os dias 12 e 20 de novembro. Na ocasião, os atletas disputaram 13 modalidades e algumas foram classificatórias para os Jogos Paraolímpicos de Londres 2012, como é o caso do basquete, goalball, halterofilismo, tênis de mesa e vôlei sentado. No tiro com arco e no tênis em cadeira de rodas, a pontuação no Parapan vale para o ranking internacional, classificatório para as Paraolimpíadas.

Este ano, o Estado passou a apoiar técnica e financeiramente 25 atletas de elite, formando o Time São Paulo Paraolímpico. Este grupo teve desempenho até acima do projetado no Parapan de Guadalajara, conquistando 41 medalhas, sendo 31 ouros, 8 pratas e 2 bronzes.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência