Governo firma convênio para o Saresp nas redes municipais

Cerca de 600 mil estudantes de 516 cidades serão avaliados gratuitamente em exame estadual

qui, 13/08/2009 - 13h28 | Do Portal do Governo

(atualizado 14h)

O governo do Estado de São Paulo firmou nesta quinta-feira, 13, convênios com prefeituras de 516 municípios que permitirão aplicar o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) também nas redes municipais de ensino. Pela primeira vez, o governo do Estado vai pagar todos os custos da adesão dos municípios à avaliação estadual. Para isso, foram reservados R$ 7,1 milhões.

A assinatura do convênio formaliza uma cooperação técnica entre as equipes do Estado e da Prefeitura. “O governo busca o essencial que é o rendimento escolar, o rendimento do aluno que significa a qualificação do jovem para que ele possa enfrentar o mundo de hoje, o mundo do trabalho e da sociedade. Estamos preparando o futuro do nosso Estado e do nosso País”, afirmou o vice-governador Alberto Goldman.

Assim, cerca de 600 mil estudantes de 3.082 escolas municipais se somarão alunos da rede estadual que fazem a prova, que é um importante instrumento para avaliar e melhorar a qualidade do aprendizado. “Fico muito feliz em constatar que 80% dos municípios aderiram ao exame do Estado”, disse o secretário Paulo Renato. “Dessa forma, os resultados do Saresp serão ainda mais relevantes para definir o que precisa ser feito para melhorar cada vez mais a educação em São Paulo”, concluiu o secretário.

A adesão ao Saresp vai colocar à disposição dos secretários municipais de Educação um instrumento eficaz para avaliar a qualidade do ensino que está sendo oferecido e quanto os alunos estão aprendendo. As redes municipais também farão o questionário socioeconômico que vai para as casas dos alunos. O questionário é respondido pelos próprios pais.

Com a participação dos municípios na avaliação 2009, o Estado terá visão total da educação pública de São Paulo e as prefeituras receberão relatórios pedagógicos que permitirão interpretar os resultados de cada rede, incluindo o boletim de cada escola.

O que é o Saresp?

O Saresp é uma avaliação externa realizada desde 1996 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. As provas do Saresp 2009 serão realizadas no próximo mês de novembro. Cerca de 145 instituições particulares também vão participar da avaliação, mas estas vão arcar com o custo da aplicação da prova.

A prova tem como finalidade fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública de ensino paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

Em novembro de 2009, serão aplicadas provas aos alunos da 2a, 4a, 6a e 8a séries do Ensino Fundamental e da 3a série do Ensino Médio. Os componentes curriculares a serem avaliados são língua portuguesa, redação, matemática e ciências humanas (geografia e história). O governo do Estado divulgará apenas os resultados globais do Saresp, cabendo aos municípios a divulgação de seus próprios resultados.

Idesp

O Saresp é, também, o componente mais relevante do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), utilizado apenas na rede estadual. Cada escola tem que alcançar uma meta específica do Idesp, de acordo com a sua realidade. As escolas que superarem as metas permitirão que suas equipes (tanto professores como profissionais de apoio) ganhem até 2,9 salários anuais a mais – pagos no primeiro semestre do ano que vem.

Além disso, o governo do Estado acaba de lançar o programa Valorização pelo Mérito, um plano que vai permitir aos professores praticamente quadruplicar o salário ao longo da carreira, desde que tenham boas notas em avaliações, permaneçam na mesma escola e tenham assiduidade.

A ampliação do Saresp para as redes municipais de ensino dá sequência ao amplo programa desenvolvido para melhorar a qualidade da educação, com medidas como o Programa Ler e Escrever (que acelera a alfabetização de crianças da primeira à quarta séries), o São Paulo Faz Escola (com novo currículo e materiais específicos para alunos e professores), diversas modalidades de recuperação de aprendizagem para alunos com dificuldades, o Programa + Qualidade da Educação (que criou a Escola de Formação de Professores e mudou a forma de ingresso dos profissionais do magistério), entre outras ações.

Assista ao vídeo apresentado aos prefeitos durante o evento

Da Secretaria da Educação