Governo faz vistoria em madeireiras

Empresas cadastradas em programa ambiental poderão receber o Selo Madeira Legal

qua, 09/09/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente intensificaram as vistorias das empresas cadastradas no Cadastro de Comerciantes de Madeira no Estado de São Paulo (CADMADEIRA). Na semana passada, foram fiscalizadas a Mart Madeiras (Diadema) e a Madeireira Alto do Castelo (Itu). Os especialistas ambientais verificaram se os Documentos de Origem Florestal (DOFs) estavam atualizados e se a madeira armazenada nos pátios estava organizada por tipo, espécie e tamanho.

As empresas recebem orientações para se adequarem aos critérios ambientais e assim tornarem-se aptas para receber o “Selo Madeira Legal” concedido pela secretaria. Com o selo, os consumidores poderão identificar que a mercadoria vendida é de origem legal.

A região Amazônica é a principal área afetada pela exploração ilegal de madeira, que ainda é um grande problema no Brasil. Estima-se que 80% da extração anual de madeira na região é de origem ilegal.Toda empresa que comercializa produtos e subprodutos de origem nativa da flora brasileira no Estado de São Paulo pode se cadastrar no CADMADEIRA e, depois de vistoriada, receber o Selo Madeira Legal.

“Até o início de outubro vamos vistoriar pelo menos duas madeireiras por semana no Estado. A idéia é orientar as empresas cadastradas e verificar quais podem ser certificadas com o Selo”, explica o diretor do Centro de Programas de Uso Sustentável da SMA, Carlos Eduardo Beduschi.

As empresas que querem se cadastrar no CADMADEIRA, devem acessar o site http://www.sigam.ambiente.sp.gov.br/cadmadeira 

Da Secretaria do Meio Ambiente