Governo faz evento que marca início da colheita do café no Estado

São Paulo é o terceiro maior produtor e o maior exportador do Brasil

qui, 18/06/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

(atualizado 22 de junho)

O evento “Sabor da Colheita do Café”, promovido pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento na quinta-feira, 18, marcou o início da colheita do grão no Estado de São Paulo. O evento aconteceu no Instituto Biológico, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, na capital paulista. O Instituto, que abriga o único cafezal situado no “coração” da cidade de São Paulo, promove esse evento desde 2006.

Na ocasião, os presentes fizeram a colheita seletiva do café utilizando todo o aparato necessário, como óculos de proteção, luvas, chapéu, avental, peneiras e balaios. Sob orientação, retiram, com as mãos, apenas os grãos bem amadurecidos, que resultam em produto da melhor qualidade.

No cafezal urbano, é colhida uma tonelada de grãos que, depois de beneficiada, rende aproximadamente 500 quilos de café, que serão doados para o Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado.

Hoje, São Paulo é o terceiro maior produtor e o maior exportador do Brasil. O setor do café é o que mais gera empregos no País, com cerca de oito milhões de pessoas vivendo de atividades relacionadas a ele.