Governo faz balanço do programa Virada Social

Governador José Serra visitou nesta quinta o Jardim Eliza Maria, na Capital, onde o projeto foi implantado em maio

qui, 06/09/2007 - 14h07 | Do Portal do Governo

Criado pelo governo estadual para enfrentar a complexidade das regiões do Estado com registros de altos índices de criminalidade, o programa Virada Social combina segurança com promoção de bem-estar social, utilizando a cidadania, o esporte, o lazer e a cultura, e reúne uma força tarefa integrada por 26 secretarias e órgãos públicos do Estado e da prefeitura, além de 12 parceiros da sociedade civil. O programa teve início em maio no Jardim Elisa Maria, na região da Vila Brasilândia, zona Norte da Capital, onde o governador José Serra esteve nesta quinta-feira, 6, para avaliar os resultados da operação.

Ao lado dos Secretários Estaduais da Segurança Pública, da Casa Civil e da Assistência e Desenvolvimento Social, além do prefeito da Capital, Serra enfatizou que este é um trabalho que envolve diversos órgãos dos governos estadual e municipal. “Essas são as primeiras etapas. Ainda falta muita coisa, muito tempo, para que todas as ações se realizem plenamente”, observou Serra.

“É uma ação múltipla, um tratamento integral das questões que se apresentam nessa região com vistas a diminuir a violência, por um lado, e, por outro, ter condições mais decentes de vida”, explicou Serra. Ele disse ainda que “todos os índices de criminalidade na região caíram”, ao mencionar informações obtidas com o Secretário da Segurança Pública.

“É claro que a escadaria é importante, a despoluição, a praça, a escola, o posto de saúde, tudo isso é importante”, disse o governador. “Mas se vocês me perguntarem o que é o mais importante, é isso: o treinamento dos jovens. O interesse deles é enorme. Eles participam de aulas de costura, administração, garçom, confeitaria, eletricista. É um conjunto de ações de treinamento que tem dado muito certo”, completou Serra após conhecer algumas das ações promovidas no Jardim Elisa Maria.

Moradores do Elisa Maria aprovam o pograma 

Histórico

Em 13 de março, mais de 600 homens da Polícia Militar, apoiados por 160 viaturas, realizaram no Jardim Elisa Maria a Operação Saturação com Tropas Especiais do Choque. O local foi escolhido dentro das estratégias do planejamento da Polícia de São Paulo, já que no começo deste ano ocorreram três chacinas na região. Implantada com a finalidade de reduzir índices criminais elevados, a Operação Saturação, além de colaborar na prevenção do crime, estreita laços da polícia com a comunidade.

Veja resultados da Operação Saturação

A Operação Saturação garantiu o espaço para que outras áreas do Governo de São Paulo, a Prefeitura e as entidades e organizações sociais pudessem implantar, em 26 de maio, programas integrados, oferecendo mais qualidade de vida e oportunidades para os moradores da região, além de torná-la mais segura em todos os aspectos.

Muitos projetos foram implantados; sendo que alguns estão em andamento e outros até já foram concluídos. Entre esses projetos implantados estão a canalização de córregos, iluminação, asfaltamento e recuperação de ruas, reforma e melhoria de escadões, sinalização, limpeza de bueiros e sarjetas, reformas de escolas e troca de mobiliários escolares, coberturas de quadras poliesportivas, construção de praças, programa de Frentes de Trabalho, Jornadas da Cidadania, entre outros; além de um Posto Móvel Comunitário da Polícia Militar, cujo objetivo é aumentar e qualificar a participação local, aproximando a comunidade dos agentes de segurança.

Conheça as 57 ações desenvolvidas no Jardim Elisa Maria

Manoel Schlindwein

Com Secretarias da Segurança Pública e da Assistência e Desenvolvimento Social

(I.P.)