Governo expõe ações de estímulo à competitividade de micro, pequenas e médias empresas

Secretaria de Desenvolvimento participa de evento sobre comércio exterior

qua, 21/10/2009 - 13h30 | Do Portal do Governo

O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, participou nesta quarta-feira, 21, da cerimônia de abertura da 137ª edição do Encontro de Comércio Exterior (Encomex), no Memorial da América Latina. 

Nos dois dias de evento, os visitantes do Encomex poderão conferir de perto as ações da Secretaria de Desenvolvimento em um showroom especialmente montado para apresentação dos programas de atração de investimentos, capacitação de mão-de-obra, planejamento em infraestrutura e logística, e ações de estímulo à competitividade de micro, pequenas e médias empresas. 

Entre os destaques, estão a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe São Paulo), o programa de expansão de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza, os Parques Tecnológicos e os Arranjos Produtivos Locais (APLs). Também são apresentadas ações em parceira com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) como o Projeto Unidades Móveis (Prumo) e o Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (Progex), que trarão exemplos de produtos adequados para exportação e de empresas atendidas pelo Prumo, incluindo uma unidade do laboratório móvel para visitação do público. 

A feira 

O Encomex é um evento institucional, de caráter internacional e formato múltiplo. A feira oferece uma oportunidade de conhecimento e de convergência dos diferentes agentes interessados no mercado exportador brasileiro, promovendo, incentivando e fomentando o processo de exportação das empresas, com reflexo no desenvolvimento de mercados. 

A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A programação do 137º Encomex conta com apresentações em multimídia, palestras, oficinas e conferências destinadas a incrementar a participação do empresariado brasileiro no comércio internacional. As inscrições são gratuitas e abertas ao público.

Para saber mais sobre a feira, acesse o site www.encomex.mdic.gov.br/   

Da Secretaria de Desenvolvimento