Governo expande ensinos técnico e tecnológico no Estado

Inscrições para o vestibulinho das Etecs começam dia 30 de abril e a prova acontece dia 13 de junho

qua, 07/04/2010 - 14h34 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo, preocupado em oferecer mão-de-obra qualificada aos empreendedores e ao mercado de trabalho, tem investido bastante nas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e nas Escolas Técnicas (Etecs). Tanto que o Plano de Expansão do Ensino Profissional é uma das prioridades da gestão. O plano é aumentar o número de matrículas em mais 100 mil no Ensino Técnico e mais 40 mil no Ensino Médio, nas Etecs. Para o Ensino Tecnológico, pretende dobrar o número de Fatecs, passando de 26 para 52 unidades. Em pouco mais de três anos, o Governo de São Paulo mais que triplicou o número de vagas nas Etecs da capital. Eram 7.150 em 2006 (ensino médio e técnico), frente a 23.020 vagas oferecidas atualmente.

A mais nova Escola Técnica Estadual inaugurada é a Etec Raposo Tavares, na zona oeste da capital. As atividades começaram em fevereiro deste ano, com 398 alunos matriculados, e a unidade oferece Ensino Médio pela manhã e seis cursos técnicos: Administração, Contabilidade, Informática, Informática para Internet, Logística e Secretariado, divididos entre os períodos da tarde e da noite. A Etec recebeu R$ 10,8 milhões de investimento. Leia mais aqui.

Os interessados em fazer algum dos cursos das Etecs já podem começar a se preparar. As inscrições para o vestibulinho das Escolas Técnicas começam dia 30 de abril e vão até 21 de maio. A prova será realizada no dia 13 de junho. Mais informações aqui. Já quem quer uma vaga em uma das Fatecs, até esta quinta-feira, 8, as faculdades recebem a documentação necessária para requisição da isenção e redução de 50% na taxa de inscrição do Vestibular para o 2º semestre de 2010. Serão oferecidas seis mil isenções. Saiba mais aqui.

Etecs

O Centro Paula Souza administra 183 Etecs no Estado, que oferecem Ensino Médio e cursos técnicos/habilitações profissionais para mais de 170 mil alunos matriculados. Só em 2009, foram implantadas 16 novas Etecs, sendo 11 no interior e cinco na capital. A cada cinco formandos das Etecs, quatro já estão trabalhando desde o primeiro ano do curso, o que mostra a qualidade do profissional que vai para o mercado de trabalho.

Voltado para a vocação regional, o Centro Paula Souza, ao definir a oferta dos cursos e a criação de novas unidades, tem se preocupado em atender às demandas locais e contribuir para a inserção dos alunos no mercado de trabalho, para geração de renda e para o desenvolvimento econômico e social nas diversas regiões do Estado. Assim, em parcerias com prefeituras, lideranças empresariais e instituições locais, cria seus cursos de acordo com o setor produtivo que movimenta a economia dessas áreas.

Dentre vários cursos nesse sentido, podem ser citados o de Análise e Produção de Açúcar e Álcool nas Etecs de Araçatuba e Adamantina; Desenho de Produtos e de Gestão da Produção nas áreas de Enxovais e Decoração de Ibitinga; Música, Museu e Dança na Etec das Artes (São Paulo); Mecânica, Manutenção Automotiva e Automação Industrial, que atendem às necessidades do pólo de montadoras do ABC (Etec Jorge Street, em São Caetano do Sul).

Fatecs

O mesmo tipo de preocupação, tanto em oferecer possibilidades de qualificação profissional como de disponibilizar cursos que atendam às demandas regionais de empregos, acontece com as Faculdades de Tecnologia. Hoje, já são 49 unidades em funcionamento, com 47 cursos oferecidos em 46 municípios e mais de 35 mil alunos matriculados.

Em São José dos Campos, por exemplo, município voltado à indústria aeronáutica, a Fatec oferece os cursos de Sistemas Aeronáuticos, Manufatura e Sistemas Aeronáuticos, Mecânica e Manutenção. O curso de Bioenergia Sucroalcooleira – elaborado em parceria com a UNESP de Jaboticabal, a ESALQ de Piracicaba e associações representativas do setor – é oferecido em Araçatuba, Jaboticabal e Piracicaba.  Em Marília, a capital do alimento, foi implantado o curso superior de Alimentos. Em Pindamonhangaba, região de grandes indústrias na área metalúrgica, há o curso superior de Metalurgia.

Do Portal do Governo do Estado com informações da Secretaria de Desenvolvimento e do Centro Paula Souza