Governo estuda criação do Trem das Frutas para levar turistas a Jundiaí

Técnicos das duas pastas já trabalham numa agenda conjunta para abrir o novo mercado

sex, 07/03/2008 - 20h15 | Do Portal do Governo

Pesquisas da Associação do Circuito das Frutas dão conta que a grande maioria dos visitantes da região é composta por paulistanos. Assim sendo, as Secretarias Estaduais de Esporte, Lazer e Turismo e dos Transportes Metropolitanos manifestam intenção de facilitar o acesso desses turistas e já colocaram em estudo o funcionamento de uma linha direta de trem que, aos finais de semana, faça o itinerário direto entre a capital e Jundiaí.

“Estamos trabalhando, em conjunto, para oferecer um turismo de qualidade aos interessados nos diversos atrativos que este Circuito disponibiliza”, disse o secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves da Silva. Na reunião que discutiu a questão,  esteve presente também José Luiz Rizzato, presidente da Associação do Circuito das Frutas, informando que já são 10 os municípios integrantes da entidade: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.  

Para João Paulo de Jesus Lopes, secretário-adjunto dos Transportes Metropolitanos, “a cooperação, ora estabelecida, entre os Transportes Metropolitanos, notadamente metro-ferroviário, e o Turismo e Lazer do Estado, pode ser muito produtiva, dada a importância das questões de interesse comum às duas Secretarias.”

Técnicos das duas pastas e da Associação já estão com uma agenda de trabalho em conjunto para abrir o novo mercado: a viabilidade do  ‘Trem das Frutas’ que oferecerá uma estrutura especial aos seus usuários durante a viagem de São Paulo a Jundiaí, bem como nos receptivos. Próximo à capital, o Circuito das Frutas envolve seus visitantes com a vivência rural, produção de frutas, de doces, produção artesanal de vinhos, ar puro e muita história que passa pelo ciclo do café, pela imigração e até pela ferrovia.

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo

(I.P.)