Governo estima mais de R$ 985 mil em prejuízos em 72 escolas vandalizadas e furtadas

Pelo menos 81 unidades escolares registraram incidentes durante e após as ocupações; prejuízos ainda estão sendo calculados

ter, 29/12/2015 - 19h19 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo já contabiliza mais de R$ 985 mil em prejuízos em 72 das 81 escolas estaduais que registraram incidentes como furto ou depredações durante ou após as ocupações. A estimativa é parte de um levantamento que está sendo feito pela direção de cada uma das escolas violadas e ainda não inclui as perdas com merendas (furto, consumo e destruição de alimentos).

Nesta terça-feira (29), 13 escolas permanecem ocupadas. Somente neste final de semana, seis unidades localizadas nas regiões de Bauru, Pirassununga, Guarulhos, Campinas e na zona leste da Capital registraram ocorrências de furto, depredação e vandalismo. Nessas unidades, os prejuízos também ainda estão sendo calculados e todos os casos serão investigados pela polícia.

Os seis últimos casos ocorreram entre os dias 23 e 27 de dezembro, após serem desocupadas, sendo que duas das unidades depredadas e furtadas são as escolas estaduais Conselheiro Crispiniano, em Guarulhos, e Carlos Gomes, de Campinas, cujos prédios são tombados pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). Em Guarulhos, além de danificar e destruir objetos da secretaria da escola, das salas de coordenação, de mediação e de equipamentos de festas, foram furtados oito computadores, três notebooks e seis radiocomunicadores. Já em Campinas foram furtados dois televisores e a sala de informática foi toda revirada.

Na Escola Estadual Mário Avesani, em Santa Cruz das Palmeiras, na região de Pirassununga, invasores furtaram os HDs das câmeras de segurança, computadores da secretaria e da diretoria e notebooks da sala dos professores. Na ação, portas da escola foram arrombadas. Das escolas estaduais Ayrton Busch e Professor Antonio Xavier de Mendonça, ambas em Bauru, foram furtados CPUs e monitores. Da Escola Estadual Professor Arthur Chagas Junior, na zona leste da Capital, foram levados eletrodomésticos da cozinha e objetos da sala dos professores, que foi a mais danificada.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo continua a enviar as equipes das diretorias de ensino para dialogar com os manifestantes que se encontram nas 13 escolas ocupadas e espera que eles entreguem aos seus diretores as chaves das escolas no momento em que elas forem desocupadas.

Do Portal do Governo do Estado