Governo entrega terminais do Corredor Noroeste até final do mês

É o pontapé inicial para conclusão da primeira fase do corredor na região de Campinas

seg, 10/03/2008 - 13h43 | Do Portal do Governo

A entrega das primeiras obras do Corredor Metropolitano Noroeste, na região de Campinas, já tem prazo para ocorrer. O governador José Serra anunciou, na sexta-feira, 7, que até o final deste mês serão entregues os terminais metropolitanos de Campinas e Hortolândia. As duas obras marcam o ponta-pé inicial do cronograma de entrega do Corredor, que prevê para novembro a conclusão da primeira fase.

“Esta é uma obra importante, de R$ 147 milhões, que tanto vai facilitar a vida da população da região”, declarou o governador José Serra em Campinas durante cerimônia de entrega de um novo bloco da Cidade Judiciária, mais uma fase da ampliação do fórum do município. Serra aproveitou para afirmar que as intervenções em Sumaré e Monte-mor terão início no começo de 2009.

O projeto

O Corredor Metropolitano Noroeste é um dos principais projetos do Governo do Estado para promover ganhos ambientas e desenvolvimento sócio-econômico no interior paulista. O corredor ligará os municípios de Campinas, Hortolândia e Sumaré, com construção de terminais em Campinas e Hortolândia, além de reforma dos terminais em Sumaré e Monte Mor.

O projeto tem como objetivo priorizar o transporte coletivo na região metropolitana de Campinas, estabelecendo ligação viária entre os municípios que concentram cerca de 70% da demanda da região. A EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) contabiliza o movimento de cerca de 116.000 passageiros por dia na região. Além disso, o Corredor Noroeste promoverá a reestruturação do sistema de transporte coletivo regional e o desenvolvimento urbano planejado.

Manoel Schlindwein

(I.P.)