Governo entrega reforma do Museu de Pesca em Santos

O governador Cláudio Lembo também abriu a Semana da Pátria

sex, 01/09/2006 - 16h28 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo esteve em Santos nesta sexta-feira, dia 01/09, inaugurando o Museu de Pesca, que está todo reformado. Ele também entregou novos laboratórios para as pesquisas e experimentos na área de pesca marinha.

“O Instituto é histórico, é importante para a ciência e a pesquisa, e também para a preservação da memória do país”, destacou o governador.

A reforma do prédio incluiu as pinturas interna e externa e troca do telhado com isolamento térmico. O grande edifício em estilo eclético, característico da época em que foi construído (1908), abriga um dos maiores acervos da área, reunindo coleções de conchas, areias, corais, peixes e aves marinhas, além de salas lúdicas e de educação ambiental.

O governador também assinou a transferência das ruínas do casarão do Valongo para a prefeitura de Santos. O local deve ser reconstruído e guardará documentos do Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva.

Lembo participou, ainda, da abertura da Semana da Pátria.

“Estamos começando a Semana da Pátria. É bom para pensar nos valores que se construíram no passado”, disse o governador.

Centro de Pescado Marinho

A reforma do Centro do Pescado Marinho, que possui 35 pesquisadores atuando, resultará na maior aplicabilidade da pesquisa científica a serviço desta cadeia produtiva, uma das principais integrantes da agroindústria paulista.

O estado de São Paulo é o principal importador e exportador de pescado e ocupa a 7ª posição na lista nacional dos principais produtores.

“A modernização dos laboratórios e consequente incremento das pesquisas, deve proporcionar maior agregação de valor à produção pesqueira paulista”, afirma o secretário da Agricultura, Alberto Macedo.

O Centro de Pescado Marinho é ligado ao Instituto de Pesca, um dos seis institutos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Criado em abril de 1969, o Instituto é pioneiro e referência nacional em aqüicultura, tecnologia de cultivo, captura e processamento; sanidade; biologia de organismos aquáticos e estatística pesqueira.

As obras de R$ 1,2 milhão possibilitaram a instalação e modernização de três novos laboratórios: Biologia Pesqueira, Tecnologia do Pescado e Maricultura, reivindicação da cadeia produtiva.