Governo entrega quase 3 mil autorizações para uso de água

Em agosto, foram emitidas 402 outorgas em todo o Estado

seg, 14/09/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) emitiu 402 outorgas para uso da água no Estado durante o mês de agosto. Com esse índice, São Paulo atingiu 2.994 outorgas em 2009. O maior volume de outorgas no ano foi emitido para usuários na Bacia do Médio Tietê. No total foram 922 autorizações, o que corresponde a 30,8% do total. 

O DAEE iniciou a emissão de outorgas para uso da água em 1992, com a aprovação da lei 7663, que estabeleceu a política estadual de aproveitamento dos recursos hídricos. Desde então, já foram emitidos um total de 49.291 outorgas. 

O superintendente do DAEE, Ubirajara Tannuri Felix, explica que “a outorga é um instrumento importante na gestão dos recursos hídricos no Estado, pois permite à administração pública equacionar o atendimento às demandas e a disponibilidade deste recurso no Estado. Graças a esse trabalho, o DAEE tem cadastrado usuários em 16.683 cursos d’água no Estado, de minúsculos riachos ao rio Tietê, o maior do Estado com mais de 1,1 mil quilômetros”. 

A documentação necessária para obter a outorga está disponível no site do DAEE – (www.daee.sp.gov.br) no item “Outorga e Fiscalização”. No item “Saiba Mais”, o interessado encontra também a legislação que regulamenta a emissão de outorgas e endereços e telefones das unidades do DAEE na capital e interior. 

Do DAEE