Governo entrega Poupatempo em Araraquara

Com capacidade para 59 mil atendimentos mensais, novo posto atenderá mais de 400 mil cidadãos na região

sex, 29/10/2010 - 15h30 | Do Portal do Governo

O secretário de Gestão Pública, Marcos Monteiro, entregou nesta sexta-feira, 29, o Poupatempo Araraquara, o 19º posto da Central de Atendimento ao Cidadão do governo paulista.   Instalada em área de 1.700 m², a unidade tem capacidade para realizar 2,7 mil atendimentos diários e 59 mil mensais, e conta com uma equipe de 87 funcionários, distribuídos entre contratados e servidores públicos.

“O Poupatempo veio para mudar o paradigma da relação entre o Estado e sua população, criando condições de trabalho mais adequadas para atender bem os cidadãos”, disse o secretário durante a inauguração.

O Poupatempo Araraquara atenderá a população de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas, e vai oferecer mais de 50 serviços presenciais e dois mil eletrônicos, prestados por sete órgãos: Acessa SP (acesso gratuito à Internet), Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Estado (CDHU), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e-poupatempo (serviços públicos eletrônicos), Instituto de Identificação (IIRGD), Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e Banco do Brasil.

O investimento total para a implantação e gestão da unidade, cujas obras foram iniciadas em junho deste ano, é de R$ 20,1 milhões, valor a ser desembolsado pelo Estado em 60 parcelas mensais (cinco anos), e que engloba o investimento para a implantação e o custeio total da manutenção do posto ao longo de todo este período.

Novas ferramentas de modernização 

O Poupatempo Araraquara abre as portas para a população já contando com diversos novos mecanismos que estão modernizando e otimizando ainda mais os serviços do Programa: o Sintonia, sistema que monitora os tempos de execução dos serviços em mesa e coleta a opinião do cidadão sobre o atendimento recebido, estará instalado em 14 máquinas, fazendo a gestão dos serviços do Instituto de Identificação, Detran e Secretaria do Emprego, e os terminais eletrônicos para o pagamento da taxa de emissão da 2ª via do RG por meio de cartão de débito, que eliminam a necessidade de o cidadão passar pelo Banco.  

Expansão do Programa Poupatempo 

Com a inauguração do Poupatempo Araraquara, o programa passa a contar com 19 postos fixos. Oito deles (Osasco, Santos, São José do Rio Preto, Jundiaí, Taubaté, Piracicaba, Caraguatatuba e Araraquara) fazem parte de um grande Plano de Expansão do Governo. O plano prevê ainda a implantação de unidades nos municípios de Araçatuba, São Carlos, Rio Claro, Franca, Marília, Presidente Prudente, Sorocaba, Tatuí, Botucatu, Mogi das Cruzes, além de Cidade Ademar e Lapa, ambas na capital paulista.

Somente com o final desta primeira fase, a capacidade diária de atendimento do Programa Poupatempo será ampliada em 50%, passando dos 95 mil atendimentos realizados à época do anúncio da expansão, em outubro de 2007, para mais de 140 mil atendimentos diários. Com a entrega dos oito primeiros postos desta expansão, a capacidade diária do Programa será superior a 126 mil.

Programa Poupatempo 

O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação. Desde a inauguração do primeiro Posto, em 1997, o programa prestou mais de 264 milhões de serviços.

Do Poupatempo