Governo entrega mais 481 moradias para famílias da Serra do Mar

Residenciais Rubens Lara, Vila Harmonia e Parque dos Sonhos receberão famílias originárias de áreas de risco e proteção ambiental

sáb, 19/11/2011 - 8h05 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 12h40)

Neste sábado, 19, o governador Geraldo Alckmin entregou 481 novas moradias em Cubatão, dando prosseguimento ao Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar. Assim, o Governo do Estado inicia a maior etapa de transferência de famílias da Serra do Mar para moradias construídas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

“A infraestrutura toda do entorno, as escolas que o governo já construiu e vai construir – mais quatro escolas – e vamos ajudar a prefeitura na área de saúde e no restante da infraestrutura. O que eu queria destacar é que as famílias saem de áreas de risco”, declarou o governador.

Do total, são 167 unidades do Residencial Rubens Lara, conjunto habitacional referência em sustentabilidade; 217 do Residencial Vila Harmonia (Bolsão 7); e 97 moradias do Residencial Parque dos Sonhos (Bolsão 9). Até o final do ano serão 991 famílias (cerca de 4 mil pessoas) da Serra do Mar se mudarão para imóveis da CDHU em Cubatão.

Os imóveis são apartamentos, casas sobrepostas e sobrados – sendo 269 com três dormitórios e 212 com dois cômodos. Todos os imóveis foram projetados com melhorias do padrão de qualidade da CDHU, como o terceiro dormitório em parte das unidades, azulejos na cozinha e no banheiro, medidor individualizado do consumo de água e gás, piso cerâmico em todos os cômodos, sistema de aquecimento solar para água do chuveiro e pé-direito ampliado de 2,4 metros para 2,6 metros.

Referência em sustentabilidade

O Residencial Rubens Lara é referência em sustentabilidade e terá 1.840 moradias no total, das quais 333 já foram entregues. É um empreendimento diferenciado, com vários modelos de moradias e equipamentos sociais. Construído em um terreno de aproximadamente 200 mil metros quadrados desapropriado pelo Estado, terá prédios de cinco e nove andares, casas assobradadas e casas sobrepostas, praças, ciclovia, vagas de garagem, churrasqueira, quadras poliesportivas e paisagismo.

Já o Residencial Vila Harmonia contará com 600 residências, das quais 197 foram entregues. Já o Parque dos Sonhos será composto de 1.154 imóveis, sendo 66 entregues. Os residenciais terão casas, apartamentos e sobrados, área de lazer com quadra poliesportiva e pista de skate, tratamento paisagístico, guarita e estacionamento.

O Programa Serra do Mar

Lançado pelo Governo do Estado no início de 2007, o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar é um dos principais projetos do Governo de São Paulo para promover a conservação, o uso sustentável e a recuperação ambiental do Parque Estadual da Serra do Mar. A ação prevê o atendimento de 7.760 famílias moradoras de áreas do parque.

Ao todo, 5.350 famílias deverão deixar áreas de risco ou de preservação ambiental da Serra do Mar. Para receber essas pessoas, além da oferta de moradias em outros municípios, a CDHU está construindo três bairros em Cubatão: o residencial Rubens Lara, no Jardim Casqueiro, e os residenciais Vila Harmonia e Parque dos Sonhos, que somam 3.594 moradias. Até 2012, o governo do Estado vai investir R$ 850 milhões nessas ações.

Desde o início do programa, 1.699 famílias já deixaram as áreas de risco da Serra do Mar. Destas, 1.068 foram para novas moradias da CDHU, sendo 596 em Cubatão e 472 em outros municípios da Baixada Santista. Outras 631 recebem mensalmente auxílio-moradia de R$ 400, que será pago até que seja viabilizada uma moradia definitiva pela Companhia.

Além de novas moradias, a CDHU irá urbanizar os bairros Cota 95/100, Cota 200, Pinhal do Miranda e Fabril. As 2.410 famílias que ficarão em áreas já consolidadas da Serra do Mar receberão redes de água, esgoto e drenagem, abertura de ruas, calçadas, pavimentação e a instalação de equipamentos públicos como escolas, posto de saúde, de segurança, além de outros serviços como iluminação, telefone e a coleta de lixo. Além disso, todos os moradores terão a escritura definitiva do seu imóvel.

Da Secretaria da Habitação