Governo entrega ETEC de Embu

A escola oferece com cinco cursos técnicos: Contabilidade, Informática, Logística, Redes de Computadores e Secretariado

seg, 25/10/2010 - 13h21 | Do Portal do Governo

O governador Alberto Goldman entregou nesta segunda-feira, 25, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Embu, que está entre as 20 unidades localizadas na Região Metropolitana de São Paulo, excluindo a Capital. O secretário de Desenvolvimento, Luciano Almeida, e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, foram algumas das autoridades que também prestigiaram o evento.

O governo estadual investiu R$ 4,3 milhões no prédio da Etec, construído em terreno cedido pela prefeitura.  O imóvel abriga, entre outros ambientes, 12 salas de aula, três laboratórios (dois de informática e um de gestão), biblioteca, auditório, quadras poliesportiva e de areia. O valor do investimento inicial na compra de mobiliários e equipamentos foi de R$ 630 mil.

Implantada em julho, a escola iniciou suas atividades com cinco cursos técnicos: Contabilidade, Informática, Logística, Redes de Computadores e Secretariado.  Uma demonstração do interesse da comunidade pelos cursos da Etec foi o índice de candidatos por vaga no processo seletivo para o segundo semestre desse ano: o de Contabilidade, por exemplo, contou com 528 candidatos disputando 40 vagas (13,2 candidatos por vaga). Logo em seguida, o curso de Redes de Computadores, teve uma procura de 10,8 candidatos por vaga. Ambos no período noturno.

O vestibulinho para o primeiro semestre de 2011 traz como novidade a oferta do Ensino Médio, de manhã, e uma nova turma de Contabilidade à noite, o que representa um crescimento de 120 vagas na unidade.

A Etec está localizada à Rua Marcelino Pinto Teixeira, s/nº, Parque Industrial Ramos de Freitas, em Embu.

Processo seletivo

Os candidatos que se inscreveram no Vestibulinho das Etecs para o 1º semestre de 2011 poderão conferir a lista de locais do exame no dia 16 de novembro no site www.vestibulinhoetec.com.br. A prova será no dia 21 de novembro, às 13h30.

Empregabilidade

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos. “Imagine que dos jovens que saem de uma escola técnica, a cada dez, oito já têm emprego garantido. E não é só o emprego garantido, é também uma média salarial maior de quem não fez esta escola técnica”, ressaltou Goldman.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Sobre o Centro Paula Souza 

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 199 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 46 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação em Tecnologia.

Da Secretaria de Desenvolvimento e do Centro Paula Souza