Governo entrega estações modernizadas na Linha 9-Esmeralda da CPTM

Estações passaram por uma reforma estrutural para alcançar a qualidade de metrô

dom, 28/03/2010 - 17h08 | Do Portal do Governo

O governador José Serra e o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, cumpriram neste domingo, 28, mais uma etapa do Plano de Expansão, com a entrega das estações Ceasa, Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária, da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.  “O dado importante é o conforto e a acessibilidade delas, inclusive com a introdução de elevadores que vão poder acolher de maneira adequada os novos trens. Com isso, nós vamos aproximando a CPTM – as linhas dos trens urbanos da qualidade de metrô, que é uma forma econômica de fazer Metrô”, afirmou José Serra.

As estações passaram por uma reforma estrutural para alcançar a qualidade de metrô. Além de elevador e novas escadas fixas, elas têm bilheterias blindadas, salas operacionais e de atendimento ao usuário. Também contam com nova infraestrutura para sistemas elétricos, eletrônicos, hidráulicos, sonorização, iluminação geral e de emergência, circuito fechado de TV, comunicação visual com painéis luminosos eletrônicos, detecção de incêndio, mapa tátil com botoeira, rota tátil e piso tátil de alerta, telefonia, entre outros.

Cada uma das estações ganhou um novo edifício de acesso com dois andares, interligado ao mezanino e do lado oposto da antiga edificação. As passarelas de acesso às estações passaram a ser cobertas, por conta do remanejamento das catracas. O toque final foi dado por uma obra de paisagismo e urbanização nos arredores das unidades. As três estações também oferecem bicicletários. O de Villa Lobos tem 233 vagas, o de Ceasa, 150 e o de Cidade Universitária, 60.

Além da reforma, a estação Villa Lobos-Jaguaré terá a partir do segundo semestre uma passarela elevada externa, ligando a estação ao Parque Villa-Lobos. Essa passarela permitirá o acesso ao parque por meio do sistema metro-ferroviário. 

Outra ação que acontecerá no segundo semestre é a chegada da ciclovia Rio Pinheiros a estação Villa Lobos-Jaguaré. Implantada ao longo de 14 km da Linha 9-Esmeralda, a pista liga atualmente a av. Miguel Yunes (nas proximidades da estação Autódromo) à Vila Olímpia. Até o final do ano, serão entregues mais seis km de pista entre as estações Vila Olímpia e Villa-Lobos/Jaguaré, totalizando 20 km de extensão. 

Qualidade de Metrô

O Plano de Expansão está transformando a centenária ferrovia em um sistema moderno, com a qualidade do Metrô paulistano, que é referência mundial em quesitos como rapidez, segurança e limpeza. A Linha 9-Esmeralda foi a primeira experiência da CPTM na implantação desse padrão. São cinco os itens que caracterizam esse serviço: intervalos iguais ou menores do que 5 minutos, confiabilidade (menos falhas técnicas e mais regularidade), segurança, qualidade das estações e dos trens.  

Os intervalos praticados nesta linha nos horários de pico ficam em torno de 5 minutos. A troca do sistema de sinalização, que estará concluída até o final do ano, permitirá que mais trens circulem simultaneamente, reduzindo o tempo de espera, ganhando mais regularidade e estabilidade.

A frota que atende essa linha conta hoje com 12 trens novos, entregues em 2008, e será  incrementada com mais oito composições, que entrarão em operação a partir de 2011.  

A Linha 9-Esmeralda terá papel fundamental na redistribuição do fluxo de usuários que utilizam o sistema metro-ferroviário a partir das conexões nas estações Pinheiros com a Linha 4-Amarela e Santo Amaro com a Linha 5-Lilás, do Metrô, mais usuários serão atraídos. 

Acessibilidade total

Em fevereiro de 2009, a CPTM concluiu o programa de readequação de sete estações da Linha 9: Hebraica-Rebouças, Cidade Jardim, Vila Olímpia, Berrini, Morumbi, Granja Julieta e Socorro. Inauguradas entre 2000 e 2001, as estações precisaram ser adaptadas para atender às novas exigências de acessibilidade baseadas no Decreto Federal 5296, de 2 de dezembro de 2004. 

As estações da Linha 9-Esmeralda têm painéis eletrônicos para informações visuais nas plataformas e placas impressas em braile indicando nome e horário de funcionamento, nos acessos, e de orientação nos elevadores e banheiros públicos.  

Além disso, nas áreas externas, foi feito o remanejamento de interferências, como o rebaixamento de passeios públicos, pavimentação, retirada de postes e reserva de locais para parada de veículos, em especial para pessoas com deficiência.

Sobre a Linha 9-Esmeralda 

A Linha 9-Esmeralda tem 18 estações distribuídas ao longo de 32,5 km de vias, de Osasco a Grajaú. Atualmente são transportados mais de 280 mil usuários por dia útil. Em 2008, foi concluída a expansão da linha, que ganhou mais 7,5 km de via dupla sinalizada e mais três estações: Autódromo, Primavera-Interlagos e Grajaú, além da reconstrução de Jurubatuba.

Para a extensão dessa linha até o bairro de Grajaú foram construídas galerias de drenagem de águas pluviais, uma subestação de energia, passarela de pedestre, muros e calçadas, além de ser recuperada e duplicada a ponte ferroviária Jurubatuba. Em paralelo, a Prefeitura de São Paulo construiu o complexo viário Jurubatuba e duplicou avenidas.

Para os moradores de bairros como Interlagos, Socorro, Cidade Dutra, Parelheiros e Grajaú, além da valorização imobiliária da região, a obra trouxe mais qualidade de vida, com acesso a um transporte com grande ramificação na capital e região metropolitana. 

Plano de Expansão

Até o final de 2010, serão investidos R$ 21 bilhões no sistema metro-ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo. Trata-se do maior investimento já feito no setor. O objetivo do plano é quadruplicar a rede com qualidade de metrô, passando de 60 km para 240 km. Desse total, 160 km são linhas da CPTM. 

Neste domingo, também foram entregues dois novos trens para o sistema metro-ferroviário. As composições já entraram em operação na Linha 3-Vermelha do Metrô e na Linha 12-Safira da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Clique aqui e saiba mais detalhes.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos