Governo entrega estação Vila Prudente na Linha 2-Verde

Com a nova estação, a Linha 2-Verde passa a operar com 14,7 km de extensão, ligando a Vila Madalena a Vila Prudente

sáb, 21/08/2010 - 11h30 | Do Portal do Governo

O Governo inaugurou neste sábado, 21, a Estação Vila Prudente na Linha 2-Verde do Metrô. A estação conta com os mais modernos conceitos de arquitetura e equipamentos, seguindo os padrões já conhecidos na estação Sacomã e nas da Linha 4-Amarela.

Seguindo os procedimentos técnicos de implantação, a estação Vila Prudente funcionará em operação assistida, entre as 9h30 e 15h, a partir de segunda-feira, dia 23. A medida permite que a população visite a nova estação e faça viagens gratuitas e monitoradas no trecho entre Vila Prudente e Sacomã.

O período de monitoria tem o objetivo de verificar o desempenho dos equipamentos e dos empregados numa situação de funcionamento normal. Além disso, visa a orientar e familiarizar a população sobre a utilização das novas tecnologias oferecidas. Haverá uma campanha informativa por meio de cartazes, banners e faixas nas estações. As informações serão reforçadas por meio de mensagens sonoras nos trens e estações.

Após esta fase inicial de operação assistida a estação funcionará das 4h40 à meia-noite e o usuário poderá, então, fazer seu percurso normalmente, embarcando na estação e pagando a tarifa de transporte. A previsão é que 65 mil usuários utilizem a estação diariamente.

Com a nova estação, a Linha 2-Verde do Metrô passa a operar com 14,7 km de extensão, ligando a Vila Madalena a Vila Prudente. O usuário poderá fazer conexão com a Linha 1-Azul, nas estações Paraíso e Ana Rosa, e com a Linha 4-Amarela, na estação Consolação, facilitando o deslocamento de quem segue da Zona Leste para as regiões da Av. Paulista e Pinheiros, e vice-versa.

O evento teve a participação do governado Alberto Goldman e do Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella.

Arquitetura e tecnologia

Vila Prudente ocupa uma área de 14 mil m², sendo 19.700 m² de área construída. Localizada na avenida Prof. Ignácio de Anhaia Melo com as ruas Cavour e Itamambuca, possui dois acessos: um pela Anhaia Melo e outro pela Cavour. O corpo da estação fica a 29 metros de profundidade, com três níveis principais: dos acessos, do mezanino (onde estão localizados o hall de bilheterias, os bloqueios, as salas operacionais e a Sala de Supervisão Operacional-SSO) e o das plataformas.

A estação é dotada de equipamentos tecnológicos de ultima geração como portas de plataforma (estruturas de vidro que dão mais segurança ao usuário), portas de vidro na linha de bloqueio (tecnologia que dará mais agilidade no embarque) e escadas rolantes inteligentes, que operam com velocidade reduzida quando não estão sendo utilizadas e aumentam a velocidade automaticamente quando uma pessoa entra na escada (proporcionando economia de energia elétrica).

Vila Prudente possui sistema de ventilação e recursos que trazem benefícios ambientais como o uso da água da chuva e a prioridade para a iluminação natural, que reduz o consumo de energia na estação. A cobertura de vidro da estação tem uma película autolimpante que permite a remoção dos resíduos de sujeiras acumulados com a água da chuva.

A estação é totalmente acessível a deficientes ou pessoas com mobilidade reduzida. Para isso, conta com elevadores, dispostos no mezanino e nas plataformas, além de piso tátil direcional e de alerta indicando os elevadores, as bilheterias, os bloqueios e as áreas de embarque na plataforma.

Arte no Metrô

O projeto Arte no Metrô ganha mais uma obra de arte em Vila Prudente. A nova estação é inaugurada com dois painéis do artista Sérgio Ferro Pereira. “Cenas e Sonhos Latino Americanos I e II” foram executados em técnica mista, produzidos com madeira, tecido, corda e tinta acrílica. Cada um mede 1,95 x 27,0 m. O acervo do Metrô conta com 90 obras de arte contemporâneas.

Os painéis contam a evolução da América Latina (povos, lutas e conquistas). Em 1990, foram instalados na estação Barra Funda, na entrada principal do Memorial da América Latina. Entre 2001 e 2002, foram restaurados e armazenados na Estação São Bento. Agora, estão reinstalados na nova estação.

Rede conectada

A estação Vila Prudente do Metrô fará a ligação direta com o sistema de monotrilho que irá até Cidade Tiradentes, no extremo da Zona Leste. Quando a obra estiver concluída, o usuário fará em cerca de 50 minutos o trajeto entre Vila Prudente e Cidade Tiradentes, percurso que hoje leva aproximadamente 2 horas.

Vila Prudente também será um ponto importante de conexão para o sistema metro-ferroviário. A futura Linha 15-Branca ligará a Vila Prudente a Ticoatira, passando pela linhas 3-Vermelha e 12-Safira na estação Penha.

Ainda na Linha 2-Verde, com a entrega em breve da Estação Tamanduateí, o acesso dos usuários do ABC ao Metrô será bastante facilitado, o que reduzirá significativamente o tempo de viagem. Por exemplo, quem mora em Santo André e vai até a Paulista (estação Brigadeiro) hoje leva 1 hora e, com a integração, economizará quase 50 minutos por dia.

Em 2007, somando as estações da CPTM e do Metrô, havia 30 pontos de conexão. Desses, apenas quatro tinham transferência livre entre CPTM e Metrô: Luz, Brás, Barra Funda e Santo Amaro. Em 2010, o número de conexões saltará para 36. Em 2014, serão 91. Ou seja, em sete anos, a oferta de estações com pontos de integração triplicará, possibilitando a mobilidade plena dos usuários.

Até 2011, serão investidos R$ 23 bilhões no sistema metro-ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo. O objetivo é quadruplicar a rede com qualidade de metrô, passando de 60 km em 2007 para 240 km. Desse total, 162 km são linhas da CPTM. Além da expansão das linhas, foram comprados 152 trens: 47 para o Metrô e 105 para a CPTM.

Do Metrô