Governo entrega dois postos do Acessa SP na região de Barretos

Programa realizará 5,2 mil acessos gratuitos à internet por mês nos municípios de Guaíra e Olímpia

ter, 25/05/2010 - 14h30 | Do Portal do Governo

O programa de inclusão digital do governo paulista, Acessa SP, amplia o atendimento na região de Barretos. Na sexta-feira, 21, o secretário de Gestão Pública, Marcos Monteiro, inaugurou postos de acesso gratuito à internet nos municípios de Guaíra e Olímpia.

Cada posto tem oito computadores para uso do cidadão e prestará em média 2,6 mil atendimentos por mês. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Com a inauguração dessas unidades, sobe para 70% a cobertura do Acessa SP na região de Barretos. No total, 14 municípios são atendidos pelo programa desde 2007, quando começou o Plano de Expansão do Acessa SP. O objetivo do plano é atender até o final de 2010 a todos os municípios paulistas que manifestarem interesse em ter um posto. Ainda neste ano, está prevista a entrega de mais uma sala nessa região, para o município de Taiúva.

“O Acessa SP é um programa fundamental no estado de São Paulo, pois atende principalmente ao público jovem e de baixa renda. Por esta razão, o governo paulista investe na ampliação do atendimento do programa”, afirma o secretário de Gestão Pública do Estado, Marcos Monteiro.

Perfil dos usuários

Realizada anualmente, a pesquisa Ponline avalia o perfil do usuário do programa Acessa SP, a partir de questionários respondidos online. Na mais recente versão, divulgada em 2009, foram entrevistados 8.268 cidadãos. A pesquisa apontou que houve um aumento de 12 pontos percentuais da frequência nos postos por pessoas com renda familiar de menos de um salário mínimo — um salto de 20% para 32% na comparação.

A maioria dos entrevistados que frequentam postos do Acessa SP (69%) respondeu ter renda familiar de até dois salários mínimos – 7% a mais comparado à pesquisa anterior. O número de usuários que não trabalham também teve alta de 7% – de 57% para 64%. Mais da metade dos participantes (68%) disse que não tem computador em casa. O aumento da freqüência no programa pela população de baixa renda reflete na instalação de unidades em municípios com índices de desenvolvimento mais baixos.

A sondagem também revela que o jovem é um típico frequentador dos postos. A média de idade dos usuários é de 22 anos. A pesquisa mostra que 80% dos usuários têm até 29 anos. Embora predomine o uso dos computadores do Acessa SP pelo público jovem, a amostragem assinala um aumento dos usuários com idade acima dos 30 anos. Comparado à pesquisa feita em 2007, o público na faixa etária dos 30 aos 39 anos aumentou de 10% para 12%, em 2008. Houve ligeiro aumento no público com idade entre 20 e 24 anos, de 15% para 16%, na comparação.

Acessa SP

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo que atingiu marca superior a 45,7 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, existem mais de 1,9 milhão de usuários cadastrados. Ao todo, são 601 postos em funcionamento em 529 municípios, com mais de 4,7 mil computadores e 1,2 mil monitores.

Nas unidades do programa, o usuário tem o acesso gratuito à internet banda larga em um período de 30 minutos por acesso. O uso é ilimitado. Ao término do tempo, basta apanhar uma nova senha e aguardar a vez. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Serviço

Guaíra
Endereço: Rua Oito, nº 500 – Centro
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Computadores para usuários: oito
Capacidade mensal de atendimentos: 2,6 mil

Olímpia
Endereço: Rua Luiz Vian, s/nº – Conjunto Habitacional Alfredo Zucca
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Computadores para usuários: oito
Capacidade mensal de atendimentos: 2,6 mil

Da Secretaria de Gestão Pública