Governo entrega corredor de ônibus Diadema-São Paulo

Corredor conta com 24 km de faixas de ônibus exclusivas, 36 pontos de paradas e nove estações de transferência

sex, 30/07/2010 - 8h49 | Do Portal do Governo

(atualizado 11h35)

O Governo do Estado entregou nesta sexta-feira, 30, o Corredor Metropolitano Diadema-São Paulo (Morumbi/Berrini), extensão do Corredor ABD. O evento contou com as presenças do governador Alberto Goldman, o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, e o secretário-adjunto e Presidente da EMTU/SP, João Paulo de Jesus Lopes. Com investimento de R$ 24,5 milhões, o Corredor conta com 24 km de faixas de ônibus exclusivas, 36 pontos de paradas e nove estações de transferência (dados ida e volta: Diadema-São Paulo-Diadema). A operação será iniciada neste sábado, 31.

O novo corredor, gerenciado pela EMTU/SP – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, constitui-se em importante alternativa de integração dos moradores da região do ABCD e da zona sul de São Paulo com a região sudoeste da capital. O traçado se inicia no Terminal Metropolitano Diadema, incluindo a Avenida Presidente Kennedy, em Diadema, seguindo pelas Avenidas Cupecê, Vereador João de Luca, Professor Vicente Rao e Roque Petroni Jr, em São Paulo, até a Estação de Transferência Morumbi, onde integra com a Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), da CPTM.

O corredor também permitirá integração com a Linha 5-Lilás, do Metrô, na futura estação Brooklin-Campo Belo. Por ele, circulam as linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU/SP – operadas por concessionária – e linhas municipais, gerenciadas pela SPTrans. A demanda inicial total está estimada em 85 mil usuários/dia.

Os pontos de paradas têm plataformas elevadas de embarque, rampas de acesso e assentos. As Estações de Transferência, que permitem integração com outras linhas de ônibus e trem (no caso da Estação Morumbi) estão instaladas em: Jardim Miriam, Washington Luiz, Vereador José Diniz, Santo Amaro e Morumbi. Já o Terminal Metropolitano Diadema passou por reformas para adequação do acesso de entrada e saída dos veículos e melhorias na plataforma de embarque.

Além do recapeamento completo do pavimento flexível ao longo dos 12 km, para implantação do Corredor, a EMTU/SP fez ainda a complementação do pavimento rígido nas faixas exclusivas para os ônibus, à esquerda da avenida no trecho próximo ao Shopping Morumbi, implantou sinalização viária horizontal, vertical e semafórica, travessias de pedestres e paisagismo.

Corredor ABD (São Mateus-Jabaquara)

O Trecho Diadema-Morumbi é parte integrante do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara), referência nacional e internacional em sistemas de transporte público de média capacidade. Inaugurado em 1988, possui 33 km de extensão e liga o bairro de São Mateus, no extremo leste da capital paulista, ao Jabaquara, na zona sul, atravessando quatro municípios do Grande ABC: Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.

A via opera como corredor exclusivo para ônibus / trólebus gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP. A frota operacional do Corredor ABD é de 265 ônibus, que transportam cerca de seis milhões de usuários por mês. As 13 linhas do sistema são operadas por concessionária, desde 1997, resultado da primeira concessão do país no setor de transporte público.

O Corredor Metropolitano ABD possui oito terminais metropolitanos, gerenciados pela EMTU/SP: São Mateus, Sônia Maria, São Bernardo do Campo, Santo André (Leste e Oeste), Piraporinha, Diadema, Ferrazópolis e Jabaquara.

O sistema integra-se, em diversos pontos, com outros modais de transporte público como ônibus municipais e intermunicipais, trens metropolitanos e metrô desempenhando, assim, importante papel na estruturação do transporte coletivo na metrópole.

Da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP