Governo entrega assentamento no Pontal do Paranapanema

Asa Branca beneficia 21 famílias e é o quinto assentamento entregue na região este ano

qui, 17/12/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

Mais 21 famílias foram assentadas na última sexta-feira, 11: o assentamento Asa Branca, em Mirante do Paranapanema, foi entregue oficialmente pelo diretor executivo do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Gustavo Ungaro. O assentamento já contava com quatro lotes provisórios conseguidos por meio de tutela antecipada. Com a obtenção do Licenciamento Ambiental, foi possível implantá-lo na totalidade, com todos os 21 lotes.

Na ocasião, o diretor executivo do Itesp lembrou das providências adotadas em 2007 para a arrecadação judicial da área devoluta e destacou que, “assim como a Asa Branca, pomba da paz do sertão, cantada pelo rei do baião Luiz Gonzaga, que alça voo fugindo da seca e da miséria, também os agricultores do mais novo assentamento paulista buscaram melhores horizontes para uma vida digna e conquistaram, pacificamente, um local definitivo para aninhar suas famílias e trabalhar com independência”.

Atualmente a Fundação Itesp atende a 172 assentamentos em todo o Estado de São Paulo, com atividades gratuitas de assistência técnica e extensão rural a mais de 10,2 mil famílias assentadas. A maior parte dos assentamentos está na região do Pontal do Paranapanema: 106, somando mais de 5,7 mil famílias.

Cinco assentamentos na região em 2009

Este ano foram implantados outros quatro novos assentamentos, todos na região do Pontal do Paranapanema: Porto Maria, em Rosana (beneficiando 41 famílias); Santo Expedito, no município de Teodoro Sampaio (para 29 famílias); São Camilo, em Presidente Venceslau (25 famílias); e Santa Teresa, no município de Euclides da Cunha, para 46 famílias. Asa Branca, quinto assentamento entregue em 2009, tem área total de 500 hectares. Vale lembrar que Mirante do Paranapanema é a cidade que possui o maior número de assentamentos do Estado de São Paulo: 32.

Para todas as famílias assentadas, o Itesp garante assistência técnica gratuita e permanente, além de executar programas e ações voltados à produção e à geração de renda, incluindo investimentos em infraestrutura, meio ambiente e desenvolvimento social.

Do Itesp