Governo entrega AME e estradas vicinais na região de Itapeva

AME leva 16 novas especialidades para os 15 municípios da região

ter, 28/09/2010 - 8h28 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 11h42)

O governador Alberto Goldman inaugurou, nesta terça-feira, 28, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapeva. A unidade tem capacidade para fazer mais de 200 mil consultas por ano e será uma referência para uma população de 291,5 mil habitantes, levando 16 novas especialidades aos 15 municípios da região.

Ainda na cidade, o governador descerrou placas de inauguração de cinco estradas vicinais da região. Ao todo, foram recuperados 180 quilômetros de estradas.

AME

A unidade será referência para uma população de 291.581 habitantes, dos municípios de Apiaí, Barra do Chapéu, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Guaoiara, Itaberá, Itaóca, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itararé, Nova Campina, Ribeira, Ribeirão Branco, Riversul e Taquarivaí.

Quando atingir a capacidade plena de funcionamento, a unidade poderá realizar anualmente até 164,6 mil consultas médicas, 36 mil consultas não médicas e 411,6 mil exames de apoio diagnóstico. O novo AME teve um investimento total de R$ 7,6 milhões, entre a construção do espaço físico e equipamentos.

Com uma área física de 2.682,39 m², o AME Itapeva possui 21 consultórios médicos, três consultórios não médicos, além de salas específicas para realização de exames e procedimentos.

Serão ao todo 26 especialidades médicas disponíveis à população, sendo que 16 delas ainda não existiam na região: acupuntura, alergologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular, endocrinologia, endocrinologia infantil, fisiatria, cirurgia ginecológica, hematologia, infectologia, mastologia, nefrologia, neurocirurgia, neurologia infantil, proctologia e reumatologia.

Os pacientes também terão à disposição uma equipe multidisciplinar formada por nutricionistas, psicólogos e enfermeiros. Entre os mais de 20 tipos de exames de apoio diagnóstico ofertados, estarão endoscopias, teste ergométrico, eletroencefalografia, ultrassonografias e estudo urodinâmico. A população contará ainda com serviços sociais e a possibilidade de realização de pequenas cirurgias.

Para passar por uma consulta no AME Itapeva, é preciso ser encaminhado por uma Unidade Básica de Saúde da região. A unidade fica na Praça Espiridião Lúcio Martins, 220, Itapeva – São Paulo. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

A proposta dos AMEs é oferecer aos usuários atendimento rápido, possibilitando a realização de consultas e exames no menor tempo possível. O objetivo é proporcionar maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes e, por consequência, desafogar o atendimento de hospitais e outras unidades de saúde nas proximidades. O novo modelo começou a ser implantado em 2007 no Estado de São Paulo.

Confira os serviços disponíveis no AME Itapeva:

Especialidades médicas: Acupuntura; Alergologia; Cardiologia; Cirurgia Geral; Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular; Dermatologia; Endocrinologia; Endocrinologia Infantil; Fisiatria; Gastroenterologia; Ginecologia/Obstetrícia (alto risco); Hematologia; Infectologia; Mastologia, Nefrologia; Neurocirurgia; Neurologia; Neurologia Infantil; Oftalmologia; Ortopedia; Otorrinolaringologia; Pneumologia; Proctologia; Reumatologia; Urologia.

Serviço de apoio diagnóstico: Audiometria/Impedanciometria; Cardiotocografia; Colposcopia; Eletrocardiograma; Eletroencefalografia; Eletroneuromiografia, Endoscopias (digestiva alta, colonoscopia, broncoscopia, cistoscopia) Espirometria; Nasofibroscopia; Holter/MAPA; Radiologia Simples; Teste Ergométrico; Ultrassonografia (ecocardiografia, doppler vascular); Estudo Urodinâmico; Exames Oftalmológicos (tonometria, teste ortóptico; campimetria mapeamento de retina, biometria ultrassônica, paquimetria, ceratoscopia, biomicroscopia de fundo, retinografia).

Vicinais

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão ligado à Secretaria dos Transportes, recuperou cinco vicinais da região: Luiz José Sguario (Itapeva-Nova Campina), Virgínio Holtz (Itapeva-Itaberá), Faustino Daniel da Silva/ Mario Covas (Itapeva-Paranapanema), Governador Mario Covas Junior (Ribeirão Branco-Campina de Fora) e Aparício Lopes Ferreira (Buri-Bairro do Matão).

Ao todo, foram recuperados 180 quilômetros de estradas. Os trabalhos fazem parte do programa Pró-Vicinais, uma parceria entre Governo do Estado e prefeituras, para melhorias de vias administradas e conservadas pelos municípios.

Nos três últimos anos, o Estado já investiu cerca de R$ 387 milhões nas estradas da região de Itapetininga, do qual Itapeva faz parte. Entre as obras desenvolvidas estão recapeamento, melhorias e conservação de estradas e acessos administrados pelo DER, estradas municipais, além da reforma e construção de terminais rodoviários.

Das Secretarias da Saúde e dos Transportes