Governo entrega 16º novo trem da Linha 2-Verde do Metrô

Na ocasião, foi realizada homenagem à comunidade mineira

seg, 25/10/2010 - 8h23 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 10h47)

O governador Alberto Goldman entregou nesta segunda-feira, 25, o 16º novo trem da Linha 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena). O evento, realizado na estação Vila Prudente, também homenageou a comunidade mineira.

Na entrega deste lote de 16 novos trens para a Linha Verde, o Metrô já homenageou as comunidades japonesa, de Vila Madalena, Polícia Militar, sírio-libanesa e judaica. O objetivo sempre foi o de ressaltar as características de grupos que são símbolos da cidade de São Paulo.

A nova composição segue o mesmo padrão dos novos trens já em operação, com ar-condicionado, câmeras de segurança internas e externas, portas mais largas para facilitarem o embarque e o desembarque, além de itens de acessibilidade.

Segurança

Cada novo trem é equipado com 26 câmeras, cujas imagens são transmitidas ao vivo para um monitor na cabine do operador, e sistema de detecção de fumaça. O “pega-mão” (localizado próximo às portas) tem pintura fluorescente para casos de queda de energia. O sistema de som digital dentro do trem melhora a qualidade das mensagens transmitidas aos passageiros.

Conforto 

Os novos trens têm ar-condicionado e são mais silenciosos, o que torna as viagens bem mais agradáveis. Os freios antideslizantes e antiderrapantes proporcionam paradas mais suaves, sem prejudicarem a velocidade de circulação, principalmente em dias de chuva.

Acessibilidade

As portas dos novos trens são maiores – a largura passou de 1,3m para 1,6m -facilitando o fluxo de passageiros no embarque e desembarque. Acima das portas centrais há um ‘mapa dinâmico’ que indica a localização do trem por meio de sinais luminosos, auxiliando pessoas com deficiência auditiva. Um sistema de leds (luzes coloridas) indica a posição atual da composição e sua próxima parada. Além dos assentos preferenciais para gestantes, idosos e passageiros com mobilidade reduzida, o trem conta com bancos para obesos, com espaço igual ao de dois assentos comuns.

Transporte metropolitano

Os novos trens fazem parte da expansão e modernização da rede metro-ferroviária, cuja soma entre 2007 e 2011 atinge investimentos de R$ 23 bilhões. O objetivo é quadruplicar a rede com qualidade de metrô, passando de 60 km (2007) para 240 km. Desse total, 162 km são linhas da CPTM. A composição se somará as 206 unidades já encomendadas para a CPTM e Metrô, das quais 70 já foram entregues.

Do Metrô