Governo e Senac São Paulo ampliam parceria que qualifica jovens para o trabalho

Empresários serão convidados a apoiar iniciativa que beneficia integrantes do programa Ação Jovem

ter, 01/06/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

O Governo, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), e o Senac São Paulo apresentarão nesta terça-feira, 1º, a iniciativa que capacitará, inicialmente, 2.088 integrantes do programa de transferência de renda Ação Jovem. A solenidade, que tem o objetivo de convidar empresas a integrarem a parceria, será realizada, no Auditório Nobre do Senac Consolação. Estarão presentes o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social Luiz Carlos Delben Leite e o conselheiro do Senac São Paulo Marco Aurélio Sprovieri Rodrigues. 

A proposta já contempla a capacitação de participantes do Ação Jovem em 36 municípios paulistas, permitindo que os beneficiários selecionados realizem gratuitamente o Programa Educação para o Trabalho – Novas Conexões do Senac São Paulo. Durante os seis meses do curso de qualificação profissional, os jovens serão preparados para desenvolver atitudes empreendedoras e atuar em diversas áreas, como o setor de comércio, serviços e indústria.

O Governo de São Paulo e Senac ampliarão as possibilidades que a parceria oferece, convidando empresas a apoiarem a iniciativa de diversas formas: financiando turmas de 30 participantes, contratando jovens capacitados pelo programa, patrocinando instituições sociais interessadas na realização do curso em sua comunidade, abrindo as portas para visitas orientadas, entre outras.

Segundo a coordenadora do Programa Educação para o Trabalho – Novas Conexões, Denise Laura Soares da Anunciação, o acordo reforça a preocupação do Senac em promover a inclusão social por meio da educação. “Com o aprendizado adquirido ao longo das aulas, o jovem se torna mais preparado para enfrentar os desafios do mundo do trabalho e tem mais chances de conseguir uma melhor colocação no mercado. Uma prova de que a capacitação realmente faz diferença na vida dessas pessoas é o fato de 57% dos ex-alunos do Educação para o Trabalho estarem empregados. “

Para o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social Luiz Carlos Delben Leite, esta é mais uma ação do Governo de São Paulo que pretende alcançar a plena cidadania dos jovens do estado. “Investimos na promoção humana e não em ações meramente assistencialistas”, afirma.

As prefeituras são as responsáveis por identificar beneficiários atendidos pelo Ação Jovem, que tenham perfil para participarem do Programa Educação para o Trabalho – Novas Conexões (15 a 21 anos e cursando da 8ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio). A turmas formadas serão capacitadas nas 43 unidades do Senac no estado.

Sobre o Ação Jovem 

Por meio do programa de transferência de renda Ação Jovem, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) repassa R$ 60 por mês a estudantes em situação de vulnerabilidade social, de 15 a 24 anos, com ensino fundamental e/ou médio incompleto. Para receber a bolsa, o aluno precisa ter frequência escolar mínima de 75% e participar de atividades socioeducativas. Em 2009, a Seads firmou parceria semelhante com o SESC-SP, para que os beneficiários e seus dependentes participassem dos cursos, praticassem esportes e assistissem aos espetáculos.

Sobre o Senac São Paulo   

Comprometido com a inclusão social pela educação, o Senac São Paulo dispõe de uma variada programação de cursos livres – visando à rápida preparação para novas tecnologias, conceitos e temas contemporâneos – títulos de cursos técnicos, graduação (entre bacharelado, tecnologia e engenharia), bem como pós-graduação e programas de extensão universitária. 

Seu modelo educacional conta com um quadro de docentes especializados, mestres e doutores, além de dispor de uma estrutura que oferece salas e laboratórios modernos para pesquisas, produção de conhecimento e vivências práticas. O Centro Universitário Senac é responsável por três campi – Santo Amaro, na zona sul da capital, Águas de São Pedro e Campos do Jordão, ambos no interior paulista – e dois hotéis-escola: o Grande Hotel São Pedro e o Grande Hotel Campos do Jordão, que garantem um conceito inovador de hospitalidade, bem-estar e profissionalismo aos seus frequentadores.

Possui, ainda, 53 unidades que se distribuem entre a capital, Grande São Paulo, interior e litoral. A diversidade de sua atuação possibilita que a instituição ofereça atendimento corporativo e estenda a sua programação a outros países pela educação a distância. E mais: instiga o debate e a cultura com as publicações da Editora Senac São Paulo.

Os cursos do Senac abrangem as seguintes áreas: audiovisual, arte e cultura, comunicação social, design e arquitetura, moda, idiomas, tecnologia da informação, administração e negócios, turismo e hotelaria, lazer e eventos, gastronomia e nutrição, saúde e bem-estar, educação, desenvolvimento social e meio ambiente, segurança e saúde no trabalho. 

Da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social