Governo e Prefeitura de SP reforçam ações contra efeitos da chuva no Jardim Pantanal

Medidas foram apresentadas ao governador José Serra e ao prefeito Gilberto Kassab

qui, 24/12/2009 - 15h19 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo estão reforçando o plano de ação para enfrentar os transtornos na ocorrência de chuvas na região do Jardim Pantanal, zona Leste da Capital. As medidas foram apresentadas ao governador José Serra e ao prefeito Gilberto Kassab em reunião com secretários e técnicos estaduais e municipais no fim da tarde desta quarta-feira, 23, no Palácio dos Bandeirantes. O plano permite acionar de forma rápida a força-tarefa que já atua no local.

Está previsto monitoramento constante dos índices pluviométricos durante o período de chuvas. O plano envolve agentes de todos os órgãos estaduais hoje presentes na região, entre eles a Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, técnicos do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Sabesp, além de órgãos municipais.

Na ocorrência de uma chuva mais forte, todos serão acionados para, se necessário, remover as pessoas para locais seguros e abrigos e assegurar o atendimento por equipes de saúde e assistência social. Se houver acúmulo de água, equipamentos (bombas de sucção) para a drenagem das ruas já estão mobilizados na região. Se preciso, será construída nova barragem provisória como a que foi utilizada para auxiliar o trabalho de drenagem realizado no começo desta semana. A estrutura montada no local não tem função de impedir novos alagamentos.

A força-tarefa já presente no local inclui médicos, dentistas, assistentes sociais e uma unidade móvel do Poupatempo. Já foram removidas 100 famílias para apartamentos da CDHU em Itaquaquecetuba, e outras 240 unidades já estão sendo liberadas para receber famílias.