Governo e Hyundai assinam protocolo para instalar unidade em Piracicaba

Com investimento inicial de US$ 600 milhões, o empreendimento deverá gerar 1.600 empregos

qui, 18/09/2008 - 15h54 | Do Portal do Governo

O governador José Serra assinou nesta quinta-feira, 18, com a Hyundai Motor Manufacturing Brasil, subsidiária da empresa coreana Hyundai Motor Company, protocolo de intenções para a instalação de fábrica de automóveis em Piracicaba.

Com investimento inicial de US$ 600 milhões (aproximadamente um bilhão de reais), o novo empreendimento deverá gerar 1.600 empregos diretos. Numa segunda fase, deverão ser feitos novos investimentos e criados novos empregos, a serem quantificados. A instalação de fornecedores de autopeças na região poderá proporcionar a criação de mais 2.500 postos de trabalho.

O início das operações da nova fábrica, localizada no distrito industrial Uninorte, no bairro Santa Rosa, em Piracicaba, está previsto para 2011, com capacidade de produção de cerca de 100 mil veículos por ano.

A instalação da unidade da Hyundai é resultado de entendimentos nos quais o Estado fez a coordenação entre o setor público e o privado, articulando as ações dos agentes envolvidos, tais como concessionárias de serviços públicos de energia, gás e água. O processo foi iniciado em outubro de 2007, com o recebimento de pedido de informações sobre o Estado enviado pela Hyundai Motor Manufacturing Brasil à Secretaria Estadual de Desenvolvimento.

Seguiram-se visitas do vice-presidente e diretores da empresa a São Paulo e do vice-governador Alberto Goldman à Coréia para conhecimento das instalações da fábrica. A partir de abril, o Núcleo de Atração de Investimentos, da Secretaria de Desenvolvimento, instalado como parte da criação do programa Investe São Paulo, passou a atuar nas negociações. Em maio, os representantes da empresa visitaram os municípios candidatos a receber a unidade: em maio descartaram os pretendentes do Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais e, em julho, na disputa com o Rio de Janeiro, a cidade de Piracicaba foi escolhida.

Além de fatores como logística, condições de infra-estrutura, recursos humanos e mercado consumidor, a opção da Hyundai por São Paulo foi motivada pelo Programa Estadual de Incentivo ao Investimento pelo Fabricante de Veiculo Automotor, regido pelo Decreto 53.051, de 3 de junho de 2008, que prevê a possibilidade de utilização de créditos acumulados de ICMS para a realização de novos investimentos.

A Hyundai, em parceria com o grupo nacional CAOA, já tem outra unidade no Brasil, instalada no Distrito Agroindustrial de Anápolis, em Goiás. Essa fábrica, inaugurada em janeiro de 2007, produz o HR, caminhão  urbano de carga, de pequeno porte, com motor diesel.

A Hyundai Motor Company, fundada em 1967, como parte do Grupo Hyundai, que atua em vários setores da economia, hoje uma divisão da Hyundai Kia Automotive Group, é a maior montadora de automóveis da Coréia do Sul. A empresa tem fábricas nos Estados Unidos, China, Índia e Turquia e, associada à Kia Motors Corp, planeja tornar-se, em 2010, uma das cinco maiores montadoras do mundo.

Da Redação