Governo e Ballet Stagium abrem vagas do projeto social Joaninha

Aulas de dança são gratuitas e destinadas para crianças de sete a dez anos

sex, 26/03/2010 - 10h57 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), em parceria com o Ballet Stagium, abre vagas no projeto social Joaninha. As aulas de dança são oferecidas gratuitamente no Centro de Esporte, Cultura e Lazer (CECL) do Parque Estadual Fontes do Ipiranga (PEFI).

Para preencher as vagas em aberto, será realizada uma audição neste sábado, 27, às 9 horas. O teste não será eliminatório. Servirá para avaliar a coordenação motora e a elasticidade de crianças entre sete e dez anos, estudantes de escolas públicas.

Criado e coordenado pela bailarina húngara Marika Gidali, do Ballet Stagium,  já passaram pelo Joaninha mais de 1,5 mil meninas e meninos desde dezembro de 2005 – início da parceria. Atualmente, 180 frequentam o projeto no Centro de Esporte, Cultura e Lazer, administrado pela Seads.

A diretora do Centro de Esporte, Cleide Alonso dos Santos, lembra que o projeto dá aos participantes uma formação completa e totalmente gratuita. “O rigor das aulas é o mesmo que o praticado nas grandes companhias”. Isto faz com que os participantes tenham as mesmas oportunidades daqueles que tem condições de pagar pelas aulas. “A dança é tudo para a criança: promove espírito, beleza, equilíbrio; componentes importantes para a formação de um cidadão do futuro”, afirma Marika. As aulas englobam ballet clássico, música, ginástica olímpica, capoeira, danças circulares, sapateado e folclore.

Projeto revela talentos 

Criado em 2000 e dirigido por Marika Gidali e Décio Otero, o Joaninha do Ballet Stagium oferece aulas de dança para crianças a partir dos sete anos. Desde 2005, a formação inicial (infantil) é realizada em parceria com a Seads, no Centro de Esporte, oferecendo 300 vagas.  Aquele que se destaca, recebe bolsa e pode dar continuidade à formação fazendo aulas na Companhia.

Hoje, 28 alunos do projeto estão no pré-juvenil, dando continuidade aos estudos. “A seleção é natural”, afirma Marika. Entre as iniciantes, Camila Bizatto da Costa, 11 anos, é a veterana da turma de segunda-feira. Desde 2006, frequenta o projeto. Mesmo cogitando a possibilidade de não seguir a carreira na dança, garante que as aulas ajudaram-na a ter mais disciplina e concentração em suas atividades. 

Já Jéssica Soares, 12 anos, ao ser questionada sobre seu futuro profissional, afirma: “Quero ser bailarina e professora de dança”. Participando das aulas do Joaninha há dois anos, diz que descobriu seu talento e vocação. Por isso, incentiva não apenas as meninas, mas também os meninos a ingressar no projeto. Carla Moraes da Mota, 11 anos, diz que seu sonho é ser bailarina profissional. Em dois anos de aulas, conta que participou do espetáculo “A Ilha de Santa Cruz”, apresentado em vários eventos da capital e cidades do interior. Sobre o aprendizado que adquiriu nas aulas destaca a técnica corporal, a postura e a disciplina. 

“Cultivar a sensibilidade para o movimento é requisito necessário para nos relacionarmos uns com os outros e com o mundo”, defende a Companhia Ballet Stagium, parceira da Seads. O projeto visa não só formar profissionais e multiplicadores, mas formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

Centro de Esporte, Cultura e Lazer

O local já sediou a antiga Febem Imigrantes. Hoje, o equipamento promove ações em cultura, lazer, profissionalização, convivência, esporte e cidadania a toda população. Está inserido nos limites dos municípios de São Paulo, Diadema e São Bernardo do Campo, sendo também um berço de projetos sociais realizados entre Governo Estadual e iniciativas privadas.

Serviço
Audição do projeto Joaninha – Dança
Público: crianças de sete a dez anos
Data: sábado, 27
Horário: 9 horas
Local: PEFI /Centro de Esporte, Cultura e Lazer – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 – Jabaquara, São Paulo
Parceria: Seads e Ballet Stagium
Curso gratuito

Da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social