Governo do Estado tenta manter Multibrás em São Bernardo

Decisão de fechar fábrica foi discutida com dirigentes da empresa

ter, 06/02/2001 - 16h11 | Do Portal do Governo

Decisão de fechar fábrica foi discutida com dirigentes da empresa

O governador em exercício, Geraldo Alckmin, e o governador licenciado, Mário Covas, receberam na manhã desta terça-feira, dia 6, representantes da empresa Multibrás, responsáveis pelas marcas Brastemp e Consul. A diretoria da empresa pretende transferir a fábrica da Brastemp de São Bernardo do Campo, para Joinville, em Santa Catarina. O governo faz questão de rediscutir o assunto. A saída da Multibrás de São Bernardo provocará a demissão de 1.050 funcionários.

Alckmin, que atendeu a imprensa logo após a reunião na qual foi apresentado o andamento das obras do Aeroporto Internacional de São Paulo em Cumbica, disse que os motivos que estão fazendo a Multibrás sair do ABC não são referentes à guerra fiscal, nem às diferenças tributárias. “Não é um estímulo que dependa do Governo; é uma questão de ociosidade nas duas fábricas. A fábrica de Joinville pode produzir 15 mil refrigeradores e está produzindo 10 mil, a de São Bernardo pode produzir 1.600 e está produzindo 1.000”, explicou o governador em exercício, afirmando que é um problema de custo. Ele disse ainda que a competitividade é muito grande, principalmente a internacional. “Vamos fazer esforços para rever a decisão tomada porque a região do ABC está se recuperando, diminuindo o desemprego, abrindo novos postos de trabalho e vivendo um novo momento de recuperação econômica e essa é uma fábrica antiga em São Bernardo, uma fábrica tradicional, e há um grande sentimento de perda dos funcionários, dos seus familiares, da comunidade em geral, um sentimento de perda com a indústria”.

A primeira reunião com o Governo do Estado aconteceu na última sexta-feira, dia 2, no Palácio dos Bandeirantes, onde Alckmin e o secretário José Aníbal receberam o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Luiz Marinho.

Novos encontros ficaram marcados para os próximos dias com a intermediação do secretário da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Aníbal, para se buscar possíveis alternativas.

Covas

Alckmin disse que o governador licenciado Mário Covas estava muito bem disposto hoje. “Eu brinquei com ele. Ele está animado, participou da reunião da Multibrás inteirinha, e participou integralmente da reunião da Infraero”.