Governo do Estado sorteia 198 moradias em Cerqueira César

Cidade é beneficiada com o programa Sonho Meu. Sorteio acontece na sexta-feira

qui, 03/08/2000 - 10h04 | Do Portal do Governo

Cidade é beneficiada com o programa Sonho Meu. Sorteio acontece na sexta-feira

O Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, sorteia nesta sexta-feira, dia 4, mais 198 unidades habitacionais em Cerqueira César (região de Avaré), município atendido pelo escritório regional da companhia, em Bauru.

Como vem sendo feito desde o início de 1995, 5% das unidades (10 moradias, no caso de Cerqueira César) são destinados a famílias com portadores de deficiência. Além dessa reserva, há a destinação de outros 5% para pessoas com, no mínimo, 60 anos de idade. É o Programa de Atendimento ao Idoso, outra iniciativa de caráter social do governo Covas.

O sorteio está marcado para às 13 horas no Ginásio de Esportes Municipal ‘José Edeni Lança’, Avenida João Cardoso, s/nº, Centro. Estão inscritas 1.555 famílias para o sorteio geral e 88 idosos, que participam do sorteio do Programa do Idoso em urna separada, no mesmo horário. Todos devem retirar as senhas no próprio ginásio, na quinta-feira, dia 3, das 13 às 17 horas.

Estão sendo construídas 198 casas no bairro Bela Vista, pelo programa Empreitada Global, cada uma com 39,57 m² de área, dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. Por este programa, os empreendimentos são viabilizados por concorrência pública e em parceria com as prefeituras, que doam o terreno e executam a infra-estrutura. Através dele, foram entregues em todo o Estado, de janeiro de 1995 até agora, 70.815 moradias e mais 13.800 estão em execução. No mesmo período e por diversos programas, a companhia comercializou um total de 130.622 moradias.

A CDHU tem mais um empreendimento sendo construído na cidade, no mesmo bairro. São 100 moradias erguidas em regime de mutirão, pelo programa Habiteto, também em parceria com as prefeituras. Nesse caso, a CDHU repassa o valor referente a uma cesta de material para a construção de cada moradia, sorteada anteriormente.

O sorteio público vem sendo adotado para a distribuição de casas e apartamentos desde o início de 1995: é transparente, democrático e impede qualquer tipo de favorecimento político, e mesmo as famílias não contempladas entendem ser o sorteio um processo justo e isento.

Os sorteados terão prazo de até 25 anos para quitar o financiamento e só começam a pagar as prestações (a mínima é de R$ 22,65) após a entrega das chaves e assinatura do contrato. No caso dos idosos, as casas não serão financiadas, será cobrada uma taxa de ocupação que não excede a 20% da renda mensal.