Governo do Estado reforça policiamento no Centro e Grande São Paulo

Até 2002, policiamento terá mais 3.708 soldados

ter, 10/04/2001 - 10h36 | Do Portal do Governo


Até 2002, policiamento terá mais 3.708 soldados

Desde às sete horas da manhã desta terça-feira, dia 10, 614 novos soldados graduados pelo Centro de Formação de Soldados Coronel PM Eduardo Assumpção reforçam o policiamento preventivo e ostensivo no Centro da Capital e na Grande São Paulo. Os policiais, que foram reunidos na Praça da República, iniciaram suas atividades logo após a revista da tropa pelo governador Geraldo Alckmin.

Após cumprimentar os soldados que escolheram como profissão o desafio de oferecer segurança à população, Alckmin falou sobre a determinação do Governo Paulista em melhorar cada vez mais a segurança em todo o Estado.

Ele lembrou que ‘esse esforço enorme’ vem sendo feito desde o primeiro mandato do governador Mário Covas que começou por tornar a Polícia de São Paulo a mais bem equipada do Brasil. ‘Covas comprou novas viaturas, coletes à prova de bala, armamento, munição, helicópteros, informatização, sistema de telecomunicações, o maior programa e a maior ação policial da história de São Paulo’.

Anunciando que até abril de 2002, mais 3.708 policiais militares estarão formados e aptos a trabalhar pela segurança, Alckmin disse: ‘A segurança pública é um direito do cidadão. São Paulo vai, de maneira histórica, aumentar seu contingente para que possamos num esforço coletivo, pelo Governo e sociedade, fazermos valer o sábio ditado antigo de que o crime não compensa’.

O secretário da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, explicou que uma sociedade moderna como a paulista exige um policial militar que seja treinado à exaustão. ‘Além do curso rigoroso que eles têm na Academia, permanecem em treinamento durante o período de um ano para então receber arma e ter autoridade para conter os que querem infringir a lei em nosso Estado’.

A nova turma de soldados de segunda classe é formada por 319 homens e 295 mulheres. Petrelluzzi ressaltou a importância do acréscimo dos novos soldados no efetivo da PM. ‘Neste governo houve um crescimento de mais de 10 mil homens no efetivo da Polícia Militar, o que demonstra que, junto com os investimentos feitos em equipamentos e viaturas, os policiais têm recebido uma especial atenção’.