Governo do Estado recebe inscrições para sorteio de 1.272 moradias em São Carlos e 62 em Pompéia

Inscrições podem ser feitas até 1 de julho

qua, 28/06/2000 - 11h01 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) abre inscrição na próxima terça-feira, dia 27, para o sorteio de 1.272 moradias no município de São Carlos. Serão 1.184 apartamentos de 51,71 m² -com dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro- e 88 sobrados de 43,75m² – também com dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. As moradias estão localizadas na rua Cel. José Augusto de Oliveira Salles, s/nº, e foram construídas pelo sistema de empreitada global. As inscrições acontecem de 26 de junho a 1 de julho, das 9 às 16 horas, no SESI-CAT, rua Cel. José Augusto de Oliveira Salles, 1.325. Em Pompéia, região de Marília, serão sorteadas 62 moradias. As inscrições poderão ser feitas de 26 a 30 de junho, das 8h30 às 17 horas, no Clube JK, na rua Presidente Eurico Gaspar Dutra, 23.
Serão 21 casas com 39,57m² (dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro) e 41 sobrados com 48,43m² (dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro), localizadas na rua Nestor de Barros, s/nº, construídas também pelo sistema de empreitada global. Esse sistema é um dos oito projetos de moradias populares do Programa Sonho Meu. Desde 1995, o governo Covas entregou 130. 235 unidades habitacionais em todo o Estado. Pelo sistema de empreitada global, os imóveis são erguidos por concorrência pública e em parceria com as prefeituras, que doam os terrenos e executam a infra-estrutura. Nos últimos cinco anos, foram entregues 70.719 moradias por este programa. Outras 12.412 unidades estão em construção.

Sorteio: a forma mais democrática de distribuir moradias

As moradias serão sorteadas posteriormente em local público e na presença de todos os participantes, em data a ser divulgada. O sorteio vem sendo adotado desde o início de 1995 para a distribuição de casas e apartamentos. Por ser transparente e democrático, impede qualquer favorecimento político, como ocorria em outras gestões. Tal procedimento tem agradado a maioria e mesmo as famílias não contempladas entendem ser o sorteio um processo isento e justo.
Para participar, as famílias devem ter renda mensal entre um e dez salários mínimos. Além disso, é necessário comprovação de residência ou trabalho no município por no mínimo três anos, não possuir imóvel no Estado de São Paulo, não fazer parte de outro programa de financiamento de imóvel em qualquer localidade do País e ter família constituída. Apenas o chefe da família ou seu cônjuge podem fazer a inscrição. Para isso deverão levar RG, CIC e Carteira de Trabalho dos dois, comprovante de renda de todos os membros da família e comprovante de residência. As famílias que já foram cadastradas anteriormente pela CDHU deverão comparecer para atualizar seus dados ou perderão o direito de participar do sorteio. Vale lembrar que 5% das moradias são reservadas para famílias que tenham algum membro portador de deficiência física. Neste caso, é preciso apresentar também um laudo médico. Outros 5% se destinam ao Programa de Atendimento ao Idoso. Os sorteados terão prazo de até 25 anos para quitar o financiamento e só começam a pagar as prestações (a mínima é de R$ 20,40) após a entrega das chaves.