Governo do Estado realiza Jornada da Cidadania na favela de Paraisópolis

nd

sex, 06/07/2001 - 10h31 | Do Portal do Governo

A Jornada da Cidadania e Educação Comunitária está na Favela de Paraisópolis, Zona Sul da Capital. Até este sábado, dia 7, os moradores da favela têm disponíveis uma série de serviços públicos gratuitos, prestados em um único local, o que facilita a vida de muitas pessoas que encontram dificuldades em deslocar-se para vários lugares.

Há atendimento do Juizado Itinerante de Pequenas Causas; orientação social e jurídica gratuita; emissões de carteiras de trabalho, cédulas de identidade (1ª e 2ª vias), e de certidões de nascimento, casamento e óbito, além de informações do Procon sobre as diversas relações de consumo.

Paralelamente aos serviços prestados, a população também pode participar de palestras gratuitas sobre temas, como: Cidadania e Trabalho Social, Direto do Consumidor, Segurança e Cidadania, Comunidade e Trabalho Social e Movimento Cultural no Terceiro Setor: Hipy-Hope, MPB e escolas de samba.

Elas acontecem na Escola de 1º e 2º grau Etelvina de Góes Marcucci, localizada no coração da favela, nesta sexta-feira, em diferentes horários (10h30, 16h30 e 19h00), e com a participação dos presidentes do Conselho de Segurança do Portal do Morumbi e da Sociedade Amigos do Morumbi-Vila Suzana, entre outros.

Durante a jornada os profissionais envolvidos estão enfatizando a importância da reciclagem do lixo, mostrando exposição de vídeos educativos a crianças que acompanharem os pais, além da confecção de brinquedos com o material reciclável.

A jornada é promovida pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, em parceria com outras secretarias de Estado, Poder Judiciário, Ministério Público e comunidade local. A ação acontece em bairros carentes da Capital, com alto índice de violência e baixo nível de convivência comunitária.

Confira a programação:

* Sexta-feira, dia 6 de julho de 2001

. Orientação jurídica e social gratuita
. Preenchimento de formulário para emissão de carteira de identidade.
. Emissão de 2ª via da certidão de nascimento, casamento e óbito.

* Sábado, dia 7 de julho de 2001

. Posto volante da Delegacia da Mulher
. Emissão de carteira de identidade
. Emissão de carteira de trabalho
. Emissões de 2ª via da certidão de nascimento, casamento e óbito.
. Orientações jurídica e social gratuita
. Orientação do Procon

Local: Rua Ernest Renam, nº 924.