Governo do Estado reabre o Parque Chácara Baronesa nesta terça-feira (11)

Retomada gradual e com protocolos de segurança já contempla 15 parques urbanos estaduais na Região Metropolitana de SP

ter, 11/08/2020 - 9h27 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SIMA

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) retoma nesta terça-feira (11) a visitação no Parque Estadual Chácara da Baronesa, em Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo. As restrições de portões e horários de funcionamento, bem como o incentivo às práticas esportivas individuais, como corrida, caminhada e uso de bicicleta, continuam valendo.

Desde 3 de agosto, também estão disponíveis o uso das quadras de tênis, esporte que permite distanciamento entre os jogadores. Espaços fechados, como bibliotecas, salas de atividades, museus e orquidários seguirão com restrição. A SIMA monitora as atividades e comportamento da população nos espaços durante as primeiras semanas para deliberar sobre a abertura integral.

O Parque Estadual Chácara da Baronesa funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Em todos os locais, a limpeza e desinfecção dos banheiros serão intensificadas. O uso de máscara continuará obrigatório, bem como o distanciamento social. Há totens com álcool em gel 70% em pontos estratégicos. Não é recomendado o uso de parquinhos, quadras e campos para práticas coletivas.

Parque Estadual Chácara da Baronesa

A antiga Chácara dos Crespi, um imóvel rural com área de cerca de 350 mil m², localizada no município de Santo André, limite com São Bernardo do Campo, é também conhecida por Haras São Bernardo. Foi reconhecida em julho de 1987 como Área de Proteção Ambiental (APA) e, nesse mesmo período, o Condephaat criou o denominado Parque Estadual “Chácara da Baronesa”.

Agendamentos

As Unidades de Conservação do Jaraguá, Cantareira (Núcleo Pedra Grande) e Caminhos do Mar seguem os mesmos horários e as visitas devem ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas, por meio do site de venda online da Fundação Florestal. As trilhas com ocorrência de mamíferos e cachoeiras permanecem fechadas.

Zoológico, Zoo Safári e Jardim Botânico

Visitações durante a semana, das 10h às 16h; sábados, domingos e feriados das 9h às 16h, com restrição de 50% dos ingressos. Vale ressaltar que Jardim Botânico estará fechado às segundas-feiras para manutenção.

Nesta etapa, apenas a área de visitação aberta poderá ser utilizada. Para visitação ao Zoo Safári, é permitido apenas veículo particular (o serviço de vans está suspenso).