Governo do Estado reabre mais seis parques urbanos nesta semana

No total, 15 parques estão em funcionamento com restrição de portões e horários, além de protocolos para segurança dos visitantes

seg, 20/07/2020 - 11h23 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) retoma nesta segunda-feira (20) a visitação de mais seis parques estaduais em São Paulo. A reabertura seguirá as mesmas medidas adotadas pelos outros nove parques já reabertos, com restrição de portões, horário de funcionamento, além de regras específicas.

A pasta vai monitorar as atividades e comportamento da população nos espaços durante as primeiras semanas para deliberar sobre a abertura integral.

Os parques urbanos da Juventude, Horto Florestal, Jequitibá, Jacuí, Biacica e Jardim Helena funcionarão de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Espaços fechados como bibliotecas, salas de atividades, museus e orquidários permanecerão com restrição. Será recomendada visita ao parque apenas para atividades físicas individuais como corridas, caminhadas, ciclismo, entre outras.

Em todos os locais, a limpeza e desinfecção dos banheiros serão intensificadas. O uso de máscara continuará obrigatório, bem como o distanciamento social. Os permissionários de alimentação devem seguir as regras específicas do setor e há totens com álcool em gel 70% em pontos estratégicos. Não é recomendado o uso de quadras, campos e parquinhos.

Os protocolos estão disponíveis no site da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/ e no Diário Oficial do Estado.

Unidades de Conservação e parques naturais

Jaraguá e Cantareira (Núcleo Pedra Grande) seguem os mesmos horários, cujas visitas devem ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas por meio do Site da Fundação Florestal, órgão responsável pelas duas Unidades de Conservação, e obedecer ao limite de 30% da capacidade. As trilhas com ocorrência de mamíferos e cachoeiras permanecerão fechadas.

Zoológico, Zoo Safári e Jardim Botânico

Visitações durante a semana é das 10h às 16h; aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h, com restrição de 50% dos ingressos. O Jardim Botânico estará fechado às segundas-feiras para manutenção.

Nesta etapa, apenas a área de visitação aberta poderá ser utilizada. Para visitação ao Zoo Safári, é permitido uso apenas de veículos particulares (o serviço de vans está suspenso).