Governo do Estado promove mais uma ação sócio-cultural na favela Alba, na zona sul da Capital

Evento acontece neste domingo, dia 29

sáb, 28/07/2001 - 12h31 | Do Portal do Governo

Evento acontece neste domingo, dia 29

O Governo do Estado promoverá neste domingo, dia 29, um show de rap na Favela Alba (nas proximidades do Aeroporto de Congonhas), região na qual está sendo desenvolvido um trabalho social, envolvendo vários órgãos e secretarias, com o objetivo de resgatar a cidadania dos moradores. Participarão do evento – que será realizado na rua Emydio Telles, travessa da rua Alba, onde se localiza a favela – seis bandas, com início previsto para as 14 horas, encerrando-se às 18 horas.

Esse trabalho começou há mais de três meses, quando a Polícia Militar, por intermédio do 3º Batalhão, ocupou e instalou no local bases comunitárias para prestar atendimento médico e odontológico à população. “A idéia –explicou o tenente-coronel Plabo Moreira Campos – surgiu quando prendemos o traficante Wallace da Silva. Percebemos, então, que os moradores precisavam de auxílio social, e é isto que estamos tentando fazer: ajudar a comunidade a se organizar”. No início de maio, foi realizado um encontro visando à revitalização da área, com a conseqüente melhoria das condições de cidadania dos moradores.

A partir daí, integraram-se às ações lá desenvolvidas pela Polícia Militar, com médicos, dentistas e bandas de música, órgãos públicos responsáveis pela emissão do RG: Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (que já expediu cerca de mil carteiras de identidade), Poupa Tempo (que emitiu, até agora, aproximadamente 400 carteiras de trabalho), além de várias Secretarias, como a de Esportes, que está providenciando a reforma da quadra da favela e a sua cobertura, para permitir a realização de reuniões da comunidade, além da construção de um play ground no local (antigas reivindicações dos moradores), a da Cultura, que irá construir salas destinadas à instalação de uma biblioteca e diversos equipamentos de informática (multimídia), e a da Agricultura, que está cadastrando famílias para a distribuição de leite (526 famílias já foram beneficiadas) e cestas básicas (que já estão sendo entregues a 206 famílias). Participam ainda do programa membros do Conselho de Segurança (Conseg), do Jabaquara, onde está situada a favela, e órgãos ligados à USP (Universidade de São Paulo).

Essa atuação integrada em áreas consideradas de risco já está também se iniciando no Morro da Macumba, no bairro de Cidade Adhemar, Zona Sul. O Governo do Estado pretende implementar gradativamente iniciativas idênticas em outras regiões da Capital.