Governo do Estado promove cursos gratuitos de qualificação profissional

Iniciativa faz parte do Plano Municipalizado de Qualificação Profissional operacionalizado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho

ter, 04/04/2000 - 13h11 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo realiza, entre os dias 5 e 25 de abril, as inscrições para os cursos de qualificação e requalificação profissional em 210 municípios do Estado de São Paulo. O Plano Municipalizado de Qualificação Profissional é operacionalizado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho e é financiado com verbas do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Ao todo serão 352 modalidades de cursos, sendo que em cada cidade ocorrerão os cursos solicitados pelas Comissões Municipais de Emprego.
Os cursos são totalmente gratuitos e destinados, prioritariamente, a trabalhadores desempregados. Na primeira fase do Programa serão qualificados 195 mil trabalhadores. Até o final do ano serão cerca de 300 mil trabalhadores. A previsão é a de que os cursos tenham início a partir de junho.

Como se inscrever

Para se inscrever o interessado deve procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) ou o Poupa-Tempo da sua cidade. Nas cidades onde não houver PAT, o local de inscrição será definido pela Comissão Municipal de Emprego.
No Posto de Atendimento o interessado deve retirar a ficha de inscrição e a relação dos cursos disponíveis. O interessado deve preencher a ficha em casa, com calma, e indicar o curso preferencial que deseja realizar e uma segunda opção. Após preenchida, a ficha deve ser entregue novamente no Posto de Atendimento ao Trabalhador.
Os cursos são prioritariamente destinados a desempregados, pessoas que atuam em funções que estão desaparecendo, micro e pequenos empresários, trabalhadores autônomos e jovens em busca do primeiro emprego. A idade mínima inscrição é de participação é de 16 anos.
Atenção: não há necessidade de realizar a inscrição no primeiro dia. Se o número de inscritos for superior ao número de vagas, os critérios de seleção serão os seguintes: (1) desempregado; (2) menor escolaridade; (3) menor renda familiar e (4) mulher arrimo de família entre outros. A convocação dos selecionados será feita por carta.
Informações pelos telefones (11) 3311-1014 / 3311-1015 / 3311-1017 ou na página a SERT na internet (