Governo do Estado presta homenagem aos atletas olímpicos de São Paulo

Os 112 representantes do Estado em Pequim receberam medalhas da Ordem do Ipiranga e do Mérito esportivo

ter, 09/09/2008 - 14h15 | Do Portal do Governo

Em cerimônia nesta terça-feira, 9, no Palácio dos Bandeirantes, o governador José Serra prestou homenagem aos atletas paulistas que participaram da Olimpíada de Pequim. O governador e o secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves da Silva, entregaram medalhas comemorativas aos 112 representantes de 24 clubes e 19 federações de São Paulo que integraram a delegação de 277 atletas do Brasil nos Jogos.

Leia também:

Estado investe R$ 13 milhões no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães

Interior ganha Centros de Excelência Esportiva

Os nove medalhistas de ouro (incluindo os de esportes coletivos) receberam medalhas de Grão-Mestre da Ordem do Ipiranga. São: Carolina Demartini Albuquerque (Carol), Hélia Rogéria de Souza Pinto (Fofão), Mariana Steinbrecher (Mari), Paula Renata Marques Pequeno, Sheila Alvim de Oliveira, Thaisa Daher Menezes e Welissa de Souza Gonzaga (Sassá), que conquistaram a medalha de ouro do voleibol feminino; Cesar Augusto Cielo, medalhista de ouro nos 50 metros livres e de bronze nos 100 metros livres da natação, e Maurren  Higa Maggi, medalha de ouro no salto em distância do atletismo. Aos demais atletas foram entregues as Medalhas do Mérito Esportivo.

Na ocasião, o governador José Serra fez o lançamento oficial da expansão para o interior do Centro de Excelência Esportiva do Estado de São Paulo, programa que objetiva fomentar a prática de esporte de alto nível em todo o Estado.

Além do Conjunto Constâncio Vaz Guimarães, na capital, o programa passará a ter Centros de Excelência em Presidente Prudente, para especialização em atletismo; em Bauru e Bastos, para judô e Piracicaba, para atletismo. Jovens de 14 a 18 anos, com talento esportivo, selecionados em cada região por técnicos das respectivas modalidades, terão à disposição infra-estrutura, alojamento e alimentação, além de alto nível técnico de treinamento. Em cada Centro haverá 50 vagas, 15 para atletas residentes e 35 para não residentes.

Criado em 1984 e até agora desenvolvido apenas no Conjunto Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, o Centro de Excelência já formou atletas como Maurren Maggi e Jadel Gregório, no atletismo, Aurélio Miguel e Tiago Camilo no judô.

Ludenbergue Góes