Governo do Estado prepara atrações para a Virada Cultural

Programação oferece entrada gratuita em museus, diversas atividades culturais e apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado, entre outras

qua, 18/04/2012 - 9h01 | Do Portal do Governo

Marcada para os dias 5 e 6 de maio, a Virada Cultural terá programação especial elaborada pelo Governo do Estado. Durante todo o final de semana e nas 24h do evento, os museus mantidos pela Secretaria de Estado da Cultura oferecerão atividades culturais gratuitas e funcionarão em horário expandido. 

Além de várias instituições de cultura da Secretaria que aproveitam a Virada para realizar atividades diferentes, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) e a Jazz Sinfônica também participam da programação. 

A SPCD apresentará sua nova coreografia, Bachiana nº1 (criada pelo coreógrafo Rodrigo Pederneiras, do Grupo Corpo), executada ao vivo pelo naipe de cellos da Osesp, em horário a confirmar. 

Confira a programação completa abaixo.

Serviço: 
Virada Cultural

Sábado, 5  

Museu de Arte Sacra
13h às 17h – Oficina grátis de arte urbana, com enfoque na técnica de estêncil.

Paço das Artes 
16h às 23h – Festival de música experimental Sonora Paço, com curadoria do artista plástico e compositor de música eletrônica Ricardo Carioba.

Jazz Sinfônica
18h – Abrindo a programação do Palco Júlio Prestes, a orquestra clássica integrada por uma big band de jazz vai apresentar seu trabalho singular, que reúne o popular e o erudito, com participação especial do pianista congolês Ray Lema e das cantoras Tatiana Parra e Juliana Amaral. 

Teatro Sérgio Cardoso 
18h às 18h30 – Intitulada Agora Diadorim, a intervenção urbana do grupo Imaginário conta com um boneco andrógino gigante que tem a cidade como cenário. (Em frente ao teatro).

18h às 19h – Espetáculo de dança Cidade, do núcleo OMSTRAB (Sala Paschoal Carlos Magno).

22h às 22h30 – Intitulada Agora Diadorim, a intervenção urbana do grupo Imaginário, conta com um boneco andrógino gigante que tem a cidade como cenário. (Em frente ao teatro)

23h30 às 01h30 – Música ao vivo – Roda da Tradição com Oswaldinho da Cuíca, André Domingues e convidados + Samba de Gafieira com João Carlos Ramos (RJ) & Convidados. (Saguão do Teatro).

Museu da Casa Brasileira (MCB)
20h – Guga Stroeter & Orquestra Heartbreakers – A Orquestra Paulistana Heartbreakers, liderada por Guga Stroeter, desenvolve pesquisa na história do Jazz e na tradição dos ritmos afro-caribenhos. Para a Virada Cultural, a orquestra preparou uma seleção de salsas e sambas, tendo como cantor convidado Hamilton Moreno, um dos precursores e principais representantes da música latina no Brasil. 

Museu do Futebol 
9h às 20h – Além de oferecer visitação gratuita no fim de semana e horário de visitação ampliado, o Museu vai fornecer transporte gratuito para os visitantes a partir das estações Clínicas e Barra Funda do Metrô.

Estação Pinacoteca 
11h às 18h do sábadoOficina de Graffitti.

Museu da Língua Portuguesa 
10h às 0h – Entrada gratuita para a exposição Jorge Amado e Universal

MIS – Museu da Imagem e do Som
11h às 23h – Entrada grátis para as seis exposições que estarão em cartaz – dentre elas, a que reúne 300 fotografias em Polaroid do artista plástico Andy Warhol e a mostra André Kertész – uma vida em dobro, com a obra do fotógrafo húngaro que influenciou toda uma geração de artistas. 

Casa das Rosas 
16h – Olhar e olhar de novo* – Os visitantes explorarão a Casa a partir de fotografias de seus detalhes, refletindo sobre seu sentido no passado e no presente.

 *Inspirado no título do livro Para olhar e olhar de novo, de Eliana Pougy.

18h – Sarau Todos os sons – Esta série pretende explorar os férteis e diversos pontos de encontro entre música e poesia, ampliando os limites da canção e criando diálogo entre as duas linguagens. Com o músico Orlando Scarpa e o poeta Ismar Tirelli

19h – Energia Brasileira Natural – A proposta é uma leitura crítica do trabalho do duo espanhol Los Torreznos, chamado “Energía Espanhola Normal”. Em vez da dupla, a “re-versão” brasileira usará um único performer e algumas modificações. Com Lucio Agra.

20h – Show Paralelas, com a poeta Alice Ruiz e a cantora Alzira Espíndola.

22h – Show Poesia é Risco no Lago da Palavra, com Cid Campos. 

Pinacoteca

12h – Histórias contadas com Andi Rubinstein – Sala de Leitura

16h – Maxixes e Choros com o grupo 4 Batutas – Atrium

14h – Dança judaica com Grupo de Dança Tzion – Pátio 1

19h – Musica e dança com Carla Sinisgalli – Pátio 1

20h30 – Show dançante com a Big Band – Pátio 1

Domingo, 6 

Teatro Sérgio Cardoso 
10h às 11h – Bloco afro-brasileiras grupo ILÚ Oba DE MIN

11h às 11h30 – Intervenção urbana com um boneco gigante andrógino, Agora Diadorim – grupo imaginário.

13h às 14h – Música brasileira Nos Mares de Waldemar – Grupo Mosaico Brasil (saguão)

15h às 16h – Dança contemporânea cidade – Núcleo OMSTRAB – sala Paschoal

Osesp
11h – A orquestra se apresenta com o regente Eduardo Portal e a mezzo soprano Luciana Bueno, com as Sete canções populares do compositor Manuel de Falla e Quadros de uma exposição, de Modest Mussorgsky. No Palco do Anhangabaú.

Museu da Língua Portuguesa
10h às 18h – Estará em cartaz a exposição Jorge Amado e Universal, em homenagem ao escritor baiano. Todos pagam meia entrada (R$3).

Museu de Arte Sacra
13h às 17h – Oficina grátis de arte urbana, com enfoque na técnica de estêncil. 

Pinacoteca
14h – Histórias contadas com Andy Rubinstein

Sala São Paulo
17h – O coro da Osesp se apresenta com ingressos grátis.

Museu do Futebol 
9h às 20h – Além de oferecer visitação gratuita no fim de semana e horário de visitação ampliado das, o Museu vai fornecer transporte grátis para os visitantes a partir das estações Clínicas e Barra Funda do Metrô.

Museu da Casa Brasileira (MCB)
11h – Quatro a Zero – O conjunto faz música instrumental tendo o choro, em uma perspectiva contemporânea, como sua principal referência.

16h40 – Aula de Dança Lindy Hop: com Bailarinos Especializados Hopaholics

18h – Swiss College Dixie Band

Do Portal do Governo do Estado