Governo do Estado preocupado com portadores de transtornos psíquicos

Mostra ' Arte do Juquery' também fará parte do evento

qui, 19/04/2001 - 18h00 | Do Portal do Governo

Mostra “Arte do Juquery” também fará parte do evento

Um protocolo de intenções objetivando a elaboração de programas de promoção da cidadania aos portadores de transtornos mentais será assinado na próxima, terça-feira, dia 24, às 12 horas, pelos secretários da Justiça e da Defesa da Cidadania, Edson Luiz Vismona, da Saúde, José da Silva Guedes, e da Assistência e do Desenvolvimento Social, Edson Ortega Marques. O ato acontecerá no Espaço da Cidadania André Franco Montoro, no Pátio do Colégio, 184 – Centro.

O protocolo prevê a elaboração e implementação de programas voltados à garantia da qualidade na prestação de serviços públicos a aos portadores de transtornos psíquicos, garantindo a inclusão desse segmento na sociedade. A iniciativa também pretende atingir os profissionais que trabalham com o atendimento ao público alvo, oferecendo alternativas para uma melhor prestação dos serviços.

O termo de colaboração oficializa a existência de um grupo multidisciplinar que, há alguns meses, vem discutindo políticas públicas para os portadores de transtornos psíquicos, sob a ótica de respeito aos direitos humanos.

Exposição

Paralelamente, haverá a abertura da mostra “ Arte do Juquery”, uma seleção de cerca de 30 peças confeccionadas por 20 portadores de transtornos mentais residentes no Juquery.

Serão apresentados esculturas em argila (pintadas, em gesso e papel marchê) e em madeira, telas e painéis utilizando tecido, papéis e papelão, empregando técnicas mistas como guache, tinta a óleo, aquarelas e apliques diversos como couro e barbante. O objetivo dessa mostra visa sensibilizar a sociedade para a questão do portador de transtornos psíquicos, demonstrando o potencial artístico e garantindo o exercício da cidadania dos moradores do Juquery.

A exposição “Arte no Juquery” dá continuidade ao projeto Arte, Cultura e Direitos Humanos, desenvolvido pela Assessoria de Defesa da Cidadania, que consiste em exposições mensais na sede da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, despertando o estímulo, a reflexão e o debate sobre temas relacionados aos direitos humanos e ao exercício da cidadania por meio da arte.

A mostra permanecerá aberta ao público de 24 abril a 9 de maio, das 9 às 18 horas, no Espaço da Cidadania André Franco Montoro, Páteo do Colégio, 184 – térreo – Centro.