Governo do Estado oferece transporte gratuito para interligar estações do Metrô e CPTM

Serviço inédito, está inicialmente atendendo as estações 'Vila Madalena' do Metrô e 'Cidade Universitária' da CPTM

ter, 29/08/2000 - 12h14 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos (STM), está inaugurando um serviço inédito dentro do sistema de transporte público da cidade de São Paulo. Trata-se da interligação gratuita das estações do Metrô com as da Cia. Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O transporte é realizado por vans.
Em princípio, esse serviço atenderá os passageiros das estações Vila Madalena do Metrô e Cidade Universitária da CPTM, possibilitando a integração gratuita entre os dois meios de transporte. Estima-se que cerca de cinco mil pessoas sejam beneficiadas diariamente. Para utilizar esse serviço, os usuários devem retirar uma senha na área paga das respectivas estações.
A interligação entre as duas estações será feita por 20 Operadores Regionais de Coletivos Autônomos –Orcas, denominação dada pela STM aos antigos perueiros. As vans utilizadas contam com um sistema de comunicação visual padronizado, impedindo que sejam confundidas com veículos clandestinos.
Para atuar como Orça, o veículo passou por vistoria. Depois de aprovado, recebeu um Certificado de Permissão Circular, além de um selo de vistoria (fixado no pára-brisa). Com capacidade máxima de 15 passageiros sentados, os veículos operados pelos Orças são obrigados a cumprir uma série de exigências estabelecidas pela STM, como adotar cinto de segurança e oferecer seguro de acidentes pessoais aos usuários.