Governo do Estado oferece informações sobre produtos agrícolas na Internet

Pelo site do Instituto de Economia Agrícola, é possível obter gratuitamente dados de mercado e produção agrícola

ter, 04/07/2000 - 16h44 | Do Portal do Governo

Pelo site do Instituto de Economia Agrícola, é possível obter gratuitamente dados de mercado e produção agrícola

Produtores agrícolas já podem nortear seus negócios realizando uma visita ao site da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento. Ele agrega inúmeros serviços e funciona como uma revista eletrônica aos investidores, exibindo matérias jornalísticas desenvolvidas por técnicos, indicadores econômicos em tempo real, programas e projetos, valores de produção, dados sobre crédito e links das diversas coordenadorias e institutos ligados ao setor agrícola.
Existem seis institutos, com links no site: Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Instituto de Zootecnia (IZ), Instituto de Pesca (IP) e o Instituto de Economia Agrícola (IEA). Este último é um forte exemplo. José Venâncio Resende, assessor de Comunicação do IEA conta que o sistema on line agiliza, desde 1996, a busca aos mais variados tipos de informação. “A visão jornalística e o dinamismo impressos ao site são marcas registradas desse serviço, que recebia 800 consultas mensais até 1999”, explica Venâncio. E comemora: “Agora, temos quatro mil acessos por mês. Isso se deve ao fato de rastrearmos, com precisão, desde os indicadores econômicos aos eventos do setor, em território nacional”.
Iniciando pelo mapa do site, é possível visualizar cada área de interesse: notícias do agronegócio, análise de mercado, política agrícola, estatísticas, publicações, agroecologia, produtos e serviços. Vale a pena consultar as coordenadorias que são responsáveis, acima de tudo, pelas pesquisas de campo: Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e Coordenadoria da Pesquisa dos Agronegócios (CPA).
A contínua coleta de informações em cada segmento é distribuída aos institutos e, depois de tabuladas, são expressas em quadros, gráficos e diversos outros materiais descritivos. O boletim de preços médios de produtos no atacado, por exemplo, é atualizado diariamente, às 16 horas.
Venâncio conta ainda que o site traz mais novidades e serviços exclusivos, tais como previsões de safra, estimativa de pessoas empregadas na agricultura paulista e preços médios de terra em todo o Estado. A Secretaria dispõe também de instrumentos financeiros para apoiar diversos de seus programas e projetos prioritários no setor da agropecuária e do agronegócio.
Outro item interessante é a lista de links de entidades de ação social. Essa combinação permite conhecer melhor o trabalho realizado pelo Governo do Estado e iniciativa privada, com a possibilidade de colaboração por parte de quem as consulta. São elas: Unicef, Pastoral do Menor, Fundação Abrinq, Projeto Aprendiz, Instituto Ayrton Senna, Fase Brasil, Comunidade Solidária, Universidade Solidária, Prêmio Bem Eficiente e Filantropia.org.

Conheça estes e outros serviços visitando o portal da Secretaria na internet: www.agricultura.sp.gov.br ou www.apta.sp.gov.br.