Governo do Estado oferece curso para lideranças de assentados e professores em Araraquara

Iniciativa é resultado da parceria entre o Itesp e a USP

ter, 22/08/2000 - 11h15 | Do Portal do Governo

Começa nesta quinta-feira, dia 24, em Araraquara, o Projeto Educacional Êxodos, o curso que aborda a migração dos povos, com base nas fotos de Sebastião Salgado, fotógrafo premiado e reconhecido mundialmente. Pela primeira vez esses cursos serão destinados a lideranças de assentamentos e a professores que lecionam em escolas instaladas em assentamentos e nas que atendem filhos de assentados. Além de Araraquara, os cursos estarão sendo ministrados, simultâneamente, para professores e assentados do Pontal do Paranapanema, nas regiões de Presidente Bernardes e Porto Primavera.

O Projeto Êxodos orienta os professores e lideranças a manusear as imagens de Sebastião Salgado, analisando os deslocamentos populacionais, formas de solidariedade e a leitura que a imprensa faz das imagens. Além das fotos, são utilizados três livros referentes ao trabalho de Salgado e mapas das regiões abordadas. O objetivo é que os participantes percebam um paralelo entre a migração no mundo, retratada nas fotos, com a história dos assentados, personagens principais da reforma agrária no Brasil.

Foram formadas turmas de 30 pessoas, entre professores, assentados e técnicos. Ao final, os participantes receberão certificado de conclusão e, às escolas, será oferecido o kit, composto pelas fotos de Sebastião Salgado, mapas de migração e livros, que permanecerão à disposição dos estudantes.

Levar o trabalho de Sebastião Salgado aos assentamentos está sendo viabilizado pela parceria firmada entre a USP (Universidade de São Paulo) e o Itesp (Fundação Instituto de Terras de São Paulo), órgão ligado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, que elabora e executa a política agrária e fundiária no estado.

O curso terá carga horária de 16 horas e será ministrado na sede da Secretaria Municipal de Educação, à rua Carlos Gomes, 1.610, em Araraquara, nos dias 24 e 25, entre 9 e 18 horas.

Como surgiu o projeto

Há seis anos o fotógrafo Sebastião Salgado pesquisa o processo de êxodo de famílias no mundo inteiro, captando o movimento de centenas de milhares de pessoas que romperam laços com sua comunidade em busca de destinos variados. Retratou conflitos, dilemas e a luta pela sobrevivência dos grupos em situações de risco. Fez inúmeras exposições temáticas e tornou-se conhecido no mundo todo. Em abril deste ano, expôs, simultaneamente, em São Paulo, Paris, Madri, Nova York, Lisboa e, posteriormente, em Hamburgo, Berlim e Londres.

Antes, no final de 1999, o Projeto Educacional Êxodos começava a ser elaborado. Composto por exposição fotográfica, instalações didáticas e cursos temáticos, com uma parceria firmada entre a Faculdade de História da USP e o Sesc, vários professores foram treinados pelo Êxodos. E agora, com o Itesp, será a vez de lideranças de assentamentos e professores que têm na reforma agrária um tema mais próximo de seu cotidiano.

Assentamentos

O Itesp atende, atualmente, no estado, 149 projetos (137 assentamentos e 12 remanescentes de comunidades de quilombos), num total de 9.400 famílias.

Em Araraquara, inserida na região norte, com Jaboticabal, Motuca, Matão, Restinga, Pradópolis, Pitangueiras, Bebedouro e Colômbia, existem 1.319 famílias moradoras em 16 assentamentos.

No Pontal, são 85 assentamentos, com 4.747 famílias. Juntas, as regiões de Presidente Bernardes e Porto Primavera têm 24 assentamentos, com 1.712 famílias.