Governo do Estado leva Jornada da Cidadania à favela da Vila Dalva

Projeto é da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania

qui, 18/05/2000 - 15h54 | Do Portal do Governo

A Jornada da Cidadania, vai beneficiar moradores da favela Vila Dalva, na Zona Oeste da Capital, a partir da próxima segunda-feira, dia 22. A assistência se prolongará até sábado, dia 27. Trata-se de um projeto da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania por intermédio do seu Centro de Integração da Cidadania – CIC, destinado a levar cidadania à comunidade carente da Capital. É uma forma de o Poder Público descentralizar para os bairros a prestação de serviços, além de divulgar cursos gratuitos e lições de cidadania à população.
Com a chegada da Jornada da Cidadania ao bairro, a população tem acesso no local a uma serie de serviços. Poderá obter carteira de identidade e de trabalho, orientação jurídica, conhecimentos sobre noções de lideranças e esclarecimentos de dúvidas junto ao Procon.
A Secretaria já estabeleceu um roteiro para atendimento da comunidade na favela de Vila Dalva. De segunda, (22), a sábado (27), os interessados em tirar 1ª e 2ª vias da carteira de identidade poderão preencher os formulários, das 9 às 17 horas, no Centro Comunitário local. Na terça, quarta, quinta e sexta-feira (dias 23, 24, 25 e 26) serão realizados cursos gratuitos sobre Cidadania e Educação Comunitária. Para facilitar a presença da comunidade os cursos serão realizados à noite, entre 19 e 21 horas. Na quinta e sexta-feira (dias 25 e 26), será instalado o Juizado Itinerante, para estudar e solucionar pequenas causas. Uma equipe de advogados estará prestando assistência jurídica no local. Quando necessários, os casos serão encaminhados à Assistência Judiciária.
No sábado, dia 27, encerramento da jornada, serão emitidas carteira de trabalho e cédula de identidade, além de orientações jurídicas acerca dos direitos do cidadão. Uma equipe do Procon estará presente.