Governo do Estado lança 4ª Edição dos Melhores Cafés

Os grãos selecionados foram escolhidos em concursos regionais, dos quais participaram mais de 900 produtores

qui, 14/12/2006 - 12h41 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou nesta quinta-feira, dia 14, do lançamento da 4ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo – safra 2006, durante um café da manhã no Palácio dos Bandeirantes. Dez marcas de café, identificadas por selos numerados e controlados, integram a seleção: Bravo, Floresta, Gran Reserva, Moka, Pelé, Serra da Grama, Spress, Tiradentes e Toledo.

Os grãos selecionados foram escolhidos em concursos regionais, dos quais participaram mais de 900 produtores. De acordo com o governador, esta é uma forma de incentivo aos cafeicultores. “Este prêmio é o símbolo da vitória de São Paulo, que sabe trabalhar em conjunto, na busca de um grande produto”.

O governador relembrou que algum tempo atrás tomava-se café de baixa qualidade no Brasil, enquanto no exterior, o melhor grão era o brasileiro. Ele destacou o empenho dos cafeicultores para reverter este quadro, agregando valor ao produto brasileiro. “Os produtores paulistas conseguiram transformar café em grão em um produto terminado, em produto final a ser exportado ou consumido por nós brasileiros. Esta é uma grande diferença. Foi preciso coragem e esforço” disse ele.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Alberto Macedo, informou que São Paulo vai sediar, em 2008, o Congresso Internacional de Café. “É uma grande referência. O Brasil é um tradicional produtor de café e o segundo maior consumidor mundial. Precisamos agregar valor e qualidade”, afirmou Macedo. Ele ainda lembrou que o Estado possui linhas de financiamento, selos e programas de qualidade e também concursos para avaliação de produtos.

A edição selecionada será comercializada em supermercados, empórios e delicatessens. O lote campeão, composto por dez sacas produzidas em São Sebastião da Grama, na região da Alta Mogiana, foi arrematado em leilão por R$ 3.100,00, valor 839% superior ao cotado para a saca de 60 quilos, que é de R$ 330,00.

Jaina Carvalho