Governo do Estado já investiu quase R$ 200 milhões no Rodoanel

Anel viário vai contornar a Região Metropolitana de São Paulo e interligar as dez principais rodovias que cortam a capital paulista

qua, 02/08/2000 - 18h08 | Do Portal do Governo


Anel viário vai contornar a Região Metropolitana de São Paulo e interligar as dez principais rodovias que cortam a capital paulista

Uma das maiores obras rodoviárias em curso no País, o Rodoanel Metropolitano de São Paulo já recebeu do Governo do Estado investimentos de R$ 197 milhões, desde 1998. A obra vai transformar o trânsito caótico da Capital paulista com seus 170 quilômetros de extensão interligando as dez principais rodovias que cortam a cidade (Bandeirantes, Anhangüera, Castelo Branco, Raposo Tavares, Régis Bittencourt, Imigrantes, Anchieta, Ayrton Senna, Dutra e Fernão Dias). O Rodoanel permitirá que os caminhões passem por São Paulo sem a necessidade de circularem pelo Centro, bairros e marginais.
Além de evitar cerca de 1,7 milhão de horas perdidas em congestionamentos, essa obra vai proporcionar uma economia de 1,5 bilhão de litros de combustível gastos anualmente por conta do trânsito parado das regiões centrais. Vai facilitar ainda, a rota para os países do Mercosul e para o Porto de Santos, o que aumenta ainda mais sua importância econômica.
O Governo do Estado já investiu R$ 197 milhões no Trecho Oeste, primeira etapa da obra, e que terá custo total de R$ 800 milhões. A União, que é parceira no projeto mas tem participação menor nos recursos, investiu R$ 71,3 milhões. Até agora, embora tenha se comprometido com investimentos de 25% do total da obra, a Prefeitura Municipal de São Paulo ainda não empenhou um único centavo.
A obra completa vai consumir R$ 3,2 bilhões. As obras do Rodoanel estão divididas em quatro trechos: Oeste, Norte, Sul e Leste. A previsão é de que o Trecho Oeste esteja pronto em julho do ano que vem, quando começarão as obras dos trechos Norte e Sul. O Trecho Sul tem término previsto para 2003, quando começará o Trecho Leste, que terminará junto com o Trecho Norte, em junho de 2005.
Nesta quinta-feira, o governador Mário Covas vai vistoriar e inaugurar obras complementares do Trecho Oeste, na Rodovia Raposo Tavares, quilômetro 20,5: o viaduto da Estrada Velha de Cotia e as alças de retorno à Raposo Tavares. Covas também inaugura, às 09h30, no quilômetro 19, o “Espaço Rodoanel”, um showroom sobre o projeto que tem como principal objetivo promover a discussão com a população sobre a importância e o impacto da obra por meio de palestras, vídeos, painéis fotográficos e impressos.
O Rodoanel será uma rodovia que vai incorporar vários avanços tecnológicos como monitoramento por câmeras de vídeo, controle eletrônico de arrecadação e painéis de mensagens ao usuário que informarão em tempo real as melhores opções de tráfego, entre outras. O projeto também conta com dispositivos para impedir a ocorrência de acidentes com cargas perigosas, controlando e impedindo a contaminação ambiental. Seus trechos vão circular a uma distância entre 20 e 40 quilômetros do centro da cidade, com duas pistas e faixas adequadas ao volume de tráfego, permitindo velocidades de até 100 km/h.
A opção de começar as obras pelo Trecho Oeste levou em conta critérios técnicos como interligar cinco das dez principais rodovias que chegam à Região Metropolitana de São Paulo (Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castello Branco, Anhangüera, Bandeirantes) e que absorvem 44,2% dos veículos que entram e saem da região, num total de 250 mil veículos, sendo 73 mil caminhões pesados. Este trecho também responde por 47,8% da carga que circula na Região Metropolitana, num total de 243,5 milhões de toneladas por ano. As obras estão gerando três mil empregos diretos e dez mil indiretos.

Preocupação social

Preocupado com o impacto que a obra do Rodoanel terá sobre os moradores da Região Oeste por onde passa o traçado da rodovia, o Governo do Estado implantou em dezembro do ano passado o Programa Educação para a Segurança, que abre discussões sobre a segurança nos canteiros de obra. O programa está sendo implantado primeiro nas escolas e depois será estendido a locais públicos como praças, igreja e associações de bairros.
O “Espaço Rodoanel”, que será inaugurado pelo governador, também faz parte desse programa. Por meio desse projeto, a Dersa pretende apoiar a comunidade envolvida pela obra ao oferecer atendimento especializado e incentivar a educação e a cultura, além de esclarecer todas as dúvidas quanto aos benefícios, trajeto, impacto sócio-econômico e ambiental para o Estado de São Paulo.
Outro fator que irá contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida será a questão da habitação e saneamento. Neste trecho do Rodoanel existem duas mil famílias que moram em situação irregular, em áreas de risco ou invadidas. O objetivo é reassentar essas famílias em áreas próprias com a devida infra-estrutura e com casas construídas no sistema de mutirão ou com o apoio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).