Governo do Estado investe R$ 20 milhões na compra de livros para o ensino médio

Programa 'Leia Mais' vai permitir que alunos escolham os títulos por meio de um site na internet

ter, 26/06/2001 - 21h26 | Do Portal do Governo


O Programa Leia Mais, que vai disponibilizar três milhões de livros não-didáticos aos alunos do ensino médio da rede pública paulista foi lançado nesta terça-feira, dia 26, durante um programa transmitido ao vivo diretamente do Palácio dos Bandeirantes pela TV Cultura.

O Governo do Estado vai investir R$ 20 milhões na compra dos livros, uma iniciativa inédita no País, segundo o governador Geraldo Alckmin. ‘Governar é escolher e a Educação tem de ser a primeira escolha’, disse o governador. ‘É um belo projeto que vai possibilitar a todos os jovens de ensino médio das escolas estaduais ter uma biblioteca com grande diversidade de autores e títulos não-didáticos que eles mesmos vão pesquisar e escolher o que gostam de ler’, afirmou.

Durante a apresentação, foi lançado o site www.ensinomedio.sp.gov.br, onde estão catalogadas as 1.944 obras de 1.245 autores nacionais e estrangeiros pré-selecionados por uma comissão de especialistas formada pela Secretaria da Educação. ‘Escolhemos cerca de dois mil títulos que tem a ver com o que o jovem gosta de ler ou fazer para que ele aprenda a gostar mais ainda de ler. A maior parte dos títulos é de escritores nacionais, mas também há autores estrangeiros’, disse a secretária de Educação, Rose Neubauer.

O secretário-adjunto da Educação, Hubert Alqueres, explicou que até o dia 13 de julho o acesso às informações do site será irrestrito, permitindo que alunos e pais conheçam o acervo, possam avaliar os livros e opinar junto à diretoria da escola. ‘Se o título preferido não estiver na lista, as pessoas poderão sugeri-lo para que faça parte do acervo’, observou Alqueres. O site tem um sistema de busca por título, autor e editora e traz informações sobre as obras.

A seleção final caberá aos professores e diretores e os pedidos devem ser feitos até o dia 10 de agosto. Para isso, cada unidade de ensino recebeu uma senha eletrônica da Secretaria da Educação e o registro da operação será feito automaticamente no banco de dados.

Após receber todos os pedidos, a Secretaria iniciará a negociação com as editoras para a compra dos títulos. ‘Pela quantidade de livros e pela importância social do projeto acreditamos que vamos conseguir um bom preço para a aquisição das obras’, disse Alqueres. A previsão é que a entrega seja feita no mês de outubro. Cada escola poderá adquirir o número de exemplares correspondente ao número de alunos que atende no Ensino Médio, além de receber trezentas obras, todas integrantes do acervo básico escolhido pela comissão de especialistas da Secretaria.

Programa de TV

O Hall Nobre do Palácio dos Bandeirantes foi transformado em um estúdio de televisão com um cenário que remetia ao antigo programa ‘Clube dos Artistas’, com os convidados acomodados em mesas. Entre uma entrevista e outra, o músico Cid Campos apresentava canções de seu mais recente trabalho.

Participaram autores, editores, diretores de escola e alunos, que deram sua impressão sobre o Leia Mais. Para a diretora da Escola Leopoldo Santana, Orieta Passini, a leitura estimula a criatividade do jovem. ‘Se eles navegam pela internet, por que não podem navegar por um livro’, observou. Ela explicou que em sua escola já existem 23 mini-bibliotecas que funcionam nas salas-ambiente de cada matéria. ‘Agora vamos criar uma grande biblioteca. Estamos ansiosos para começar a pesquisa e escolher os livros’, comemorou.

A escritora Lygia Fagundes Teles, que tem oito livros selecionados para escolha no Leia Mais, disse que essa é uma forma dos jovens se apaixonarem pela leitura. Já o autor Ignácio de Loyola Brandão elogiou a escolha de títulos à disposição dizendo que estão representados os principais nomes da literatura brasileira. O crítico de cinema Rubens Ewald Filho disse que o jovem é quem mais frequenta o cinema e que eles têm necessidade de mais informação, o que só pode ser obtida por meio dos livros.

Simão Molinari