Governo do Estado inicia 2ª fase da recuperação das marginais Pinheiros e Tietê

Serão recapeados 61,2 quilômetros das vias expressa e local

qua, 17/01/2007 - 15h38 | Do Portal do Governo

Começou na manhã desta quarta-feira, dia 17, a segunda fase das obras para recuperação das pistas das marginais Pinheiros e Tietê. Serão recuperados 30,5 km da Pinheiros e 30,7 km da Tietê.

O convênio assinado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo, em abril de 2006, prevê a revitalização das pistas expressa e local, nos dois sentidos, e sinalização de toda extensão das vias.

O governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab foram até a Marginal Tietê, na região do Parque São Jorge, zona leste da capital, para acompanhar o início dos trabalhos.

Serra informou que, além do recapeamento e sinalização, também será feita a iluminação. “A iluminação será feita paralelamente a esse trabalho de recapeamento. Isso melhorará muito as condições de trânsito das marginais, que são as verdadeiras veias coronarianas da capital e do Estado, porque o transporte de todo o Estado passa por aqui”, declarou o governador.

A revitalização vai proporcionar economia de combustível, redução de emissão de gases atmosféricos e ruídos, além de maior segurança nos deslocamentos dos usuários das vias e aumento do tempo entre intervenções para recuperação do pavimento.

O prefeito Gilberto Kassab ressaltou a importância do projeto. “Este é um importante projeto para o Estado de São Paulo porque pelas marginais circulam mais de 1,1 milhão de veículos, a grande maioria, inclusive, vindo do interior e de outros estados”, disse.

As obras contratadas pela Dersa Desenvolvimento Rodoviário S.A. estão sendo executadas em duas etapas. Na primeira fase, concluída em setembro do ano passado, foram recuperados 15,2 km das pistas expressa e local das duas marginais (9,2 km da Pinheiros e 6 km da Tietê). O investimento nessa etapa foi de R$ 28,9 milhões com recursos provenientes do Tesouro do Estado.

Nesta fase, que teve início hoje de manhã, as obras foram divididas em nove lotes e demandarão recursos de R$ 73,7 milhões, também por parte do Estado.

O governador afirmou que as obras, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, para recuperação das marginais serão permanentes. “Nós estamos, inclusive, num trabalho de cooperação, também, estudando a possibilidade das vias adicionais nas marginais, no caso pedagiadas, sem afetar as vias existentes que têm trânsito livre”. Serra disse que, se houver efetivamente a obra e a concessão das marginais adicionais, as empresas ficarão encarregadas da manutenção das pistas livres. “Isso melhorará muito o trânsito em São Paulo”, destacou o governador.

A restauração do pavimento vai compreender os serviços de fresagem e recapeamento das pistas com aplicação de CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado a Quente com adição de polímero. Este sistema visa a recuperação da plataforma de tráfego e correções do nivelamento da pista. A previsão é de que as obras sejam concluídas em quatro meses e gerem 1.600 empregos, aproximadamente.

Horário das obras

Os serviços serão executados de segunda a sexta-feira, das 22 às 5 horas para não prejudicar o trânsito. Nos finais de semana começam às 21 horas do sábado até às 14 horas de domingo.

No trecho da Marginal Tietê entre a Ponte do Tatuapé e a Rodovia Ayrton Senna, em ambos os sentidos, as obras também ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas, porque o volume de veículos na região é menos intenso. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito, indicando rotas alternativas e orientando a circulação dos motoristas nos períodos de obras.

Movimento nas Marginais

A Marginal Tietê tem 24,5 quilômetros de extensão viária, por onde circulam diariamente 750 mil veículos, dos quais 15,4% são caminhões e 2,2% ônibus.

Circulam diariamente cerca de 400 mil veículos na Marginal Pinheiros, que tem 22,5 quilômetros de extensão. Cerca de 14,3% são caminhões e 1,3% são ônibus.

André Muniz