Governo do Estado inaugura obras de saneamento básico em Caraguatatuba

nd

qua, 31/05/2000 - 17h28 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo, por intermédio da Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp), entrega neste sábado, dia 3, as obras do sistema de esgotos sanitários Martin de Sá, no município de Caraguatatuba. A inauguração acontece a partir das 11 horas, com as presenças do vice-presidente do Interior da Sabesp, Oswaldo Aly, do prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, do superintendente da Unidade de Negócio Litoral Norte, João Carlos Simões, demais autoridades e comunidade local.

O empreendimento, iniciado em agosto de 1997, incluiu o assentamento de 40 quilômetros de redes coletoras, quatro estações elevatórias, linhas de recalque e a construção de uma estação de tratamento de esgotos, com capacidade para tratar 110 litros por segundo. Esta unidade de tratamento é do tipo lodo ativado por batelada. Para conclusão das obras, a Sabesp investiu R$ 10,7 milhões. Serão beneficiadas diretamente 30 mil pessoas, entre populações fixa e flutuante dos bairros Martin de Sá, Querosene e parte do bairro Sumaré. Uma segunda etapa de obras poderá atender ainda os bairros Jardim Terralão e Cidade Jardim, uma vez que a estação de tratamento de esgotos tem capacidade instalada para tratar integralmente o volume de efluentes do município. Esta segunda fase promoverá a implantação das redes coletoras e do bombeamento.

A partir de agora, 100% dos esgotos coletados receberão tratamento adequado, o que significa melhorar as condições de saúde da população local e promover maior qualidade ambiental, em virtude da despoluição do rio Guaxinduba e das praias de Martin de Sá e Prainha. Com o andamento desta e de outras obras no Litoral, a Sabesp contribui satisfatoriamente para a qualidade de vida da população e incremento do potencial turístico dos municípios.

Data: Sábado, dia 3 de junho de 2000
Horário: 11 horas
Local: Rua Cachetal, número 50 (Martin de Sá) – Caraguatatuba-SP.